18 FEV 2019
Saúde reúne dentistas e auxiliares; foco no diálogo e melhoria da assistência

Cerca de 120 profissionais dialogaram para atualizar informações sobre o Programa de Saúde Bucal, discutir prescrição racional e alinhar fluxos e processos de trabalho

Cerca de 120 profissionais, entre cirurgiões dentistas e ASBs (Auxiliares de Saúde Bucal) da Secretaria Municipal da Saúde participaram de um encontro de integração, na quinta-feira (14). A agenda teve como objetivo atualizar informações sobre o Programa de Saúde Bucal do Município e alinhar fluxos e processos de trabalho.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Sevilha Mustafá, fez a abertura do evento. “O nosso papel é dar condições para que vocês realizarem o atendimento à população. Contem com o nosso comprometimento e nossa confiança”, disse o gestor da pasta.

Participaram dentistas e auxiliares que trabalham nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), PA Sul (Pronto Atendimento – Zona Sul), CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e Equipe de Prevenção em Saúde Bucal, que atua nas escolas municipais.

O encontro reuniu também os trabalhadores contratados pelo convênio com a Maternidade e Gota de Leite, por meio da ESF (Estratégia Saúde da Família); UPA Norte (gerida pela Unimar) e Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar), parceria Prefeitura/Famema.

As cirurgiãs-dentistas Gláucia Regina Raful Sacomani e Milena Guerreiro Marini, que coordenam o Programa de Saúde Bucal do município, conduziram os trabalhos. “Nunca houve um encontro de integração tão amplo, com tanta adesão. O diálogo foi muito proveitoso e irá repercutir na prática de cada um”, acredita Gláucia.

No primeiro momento, o intuito foi debater a rede de serviços odontológicos no município, com ênfase nas especialidades do CEO.

Posteriormente, os cirurgiões dentistas tiveram a oportunidade de discutir o tema “Prescrição Medicamentosa Racional em Odontologia”, sob orientação do cirurgião-dentista Allan Tsukiyama, mestre em Ensino e Saúde pela Famema.

As auxiliares e saúde bucal, mediadas pela psicóloga Ana Claudia Tolentino Pires, debruçaram-se sobre o tema “Processo de Trabalho em Saúde: reflexões sobre a prática profissional”.

Atualmente, Marília conta com dezenas de consultórios odontológicos em funcionamento na rede. São 34 equipes de saúde bucal nas USFs, 12 UBSs, além do CEO (sete consultórios), PA Sul e UPA Norte.

PREMIAÇÃO

Em 2018, o município de Marília foi reconhecido, na etapa estadual, com o Prêmio CFO (Conselho Federal de Odontologia) pela qualidade do programa de Saúde Bucal.

Entre as cidades com população de 50 a 300 mil habitantes, Marília tem a 3ª melhor assistência odontológica pelo SUS no Estado. A entrega do prêmio aconteceu no final de novembro, na Capital Paulista.

Fotos: Júlio César de Carlis