01 OUT 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura de Marília e Projeto Doce Futuro iniciam revitalização de meliponário municipal
A ação objetiva revitalizar e aumentar a capacidade de produção do meliponário existente na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, utilizado como centro de educação ambiental aos alunos da rede de ensino.

Nesta quinta-feira (30) a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em conjunto com o Projeto Doce Futuro, coordenado pelo meliponicultor Johnny Thiago, iniciaram a revitalização do meliponário municipal, que aumentará a capacidade e permitirá o desenvolvimento da educação ambiental sobre o tema aos alunos que visitam o local.

O Secretário Renato Argollo Haber, destaca a importância da parceria realizada. “O meliponário existente em nossa secretaria é uma das atrações que apresentamos aos alunos quando recebemos visitas agendadas pelas escolas. Neste período de pandemia estivemos fechados para visitações, respeitando as legislações vigentes, e agora nos preparamos para receber novamente os estudantes para replicarmos o conhecimento ambiental sobre este tema através destas visitas monitoradas. Nosso meliponário possui espécies variadas de abelhas sem ferrão, como jataí, tubuna, borá, marmelada e mirim-preguiça, que não oferecem riscos aos visitantes, mas são de grande importância para a polinização da nossa flora local. Com esta revitalização, este meliponário existente na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento possibilitará ensinarmos aos alunos a importância de plantarmos espécies melíferas, que atrairão essas abelhas, colaborando com a polinização de todas as demais espécies da flora que necessitam desta ação para sua fecundação. Este trabalho colabora com o desenvolvimento sustentável em nossa cidade, que a cada dia vem se destacando com ações de plantios, recuperações de nascentes, coleta seletiva e demais itens que melhoram consideravelmente a qualidade de vida da nossa população”, disse.

O meliponicultor Johnny Thiago, coordenador do Projeto Doce Futuro, relata a importância da parceria realizada com o poder público municipal, e destaca a grandeza desta ação. “Cerca de 76% das plantas utilizadas para produção de alimentos no Brasil são dependentes do serviço ecossistêmico de polinização. Alguns fatores ameaçam a ação dos polinizadores, como a perda de habitat, mudanças climáticas, poluição ambiental, agrotóxicos, espécies invasoras, doenças e patógenos. Além da revitalização deste meliponário, estamos desenvolvendo o Projeto Doce Futuro, reflorestando e recuperando uma imensa área verde degradada pelas queimadas no Bairro Vida Nova Maracá, cuidando das nossas abelhas e pássaros. Esta parceria com a Prefeitura de Marília tem permitido a expansão da cultura de criação de abelhas sem ferrão, demonstrando a preocupação que nosso município também apresenta neste segmento”, finaliza o meliponicultor.