06 OUT 2021
Chefe do Executivo faz abertura da Campanha Outubro Rosa
Campanha anual é realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

O prefeito Daniel Alonso realizou na manhã desta quarta-feira, dia 5 de outubro, no auditório da Prefeitura de Marília (2º andar do Paço Municipal), a abertura da Campanha Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é uma campanha anual e que aconteceu mundialmente nesse mês, com a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo de útero.
A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos, como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
A solenidade de abertura da campanha reuniu diversas autoridades. Além do chefe do Executivo estavam presentes o vice-prefeito Cícero do Ceasa; os secretários municipais Cássio Luiz Pinto Júnior (Saúde), Wilson Damasceno (Direitos Humanos), Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico) e Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social).
A cerimônia contou também com as presenças de Maria Antônia, presidente da ACC (Associação de Combate ao Câncer); Nivaldo Liguori, representante da Santa Casa; Madalena Colombo Abdo, vice-presidente do Amigos do COM (Centro de Oncologia Multidisciplinar); Dra. Ieda Frasnchetti, representante da Famema (Faculdade de Medicina de Marília); Dra. Camila Abrão Costa Buzeto, médica coordenadora da Equipe Técnica da Saúde da Mulher; e Dr. Carlos Alberto Giandon, médico mastologista da Secretaria Municipal da Saúde.
Estiveram presentes ainda a diretora da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; Sandra Domingues, enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília; Adriana Tognolli, representante da Sala ComVida; e Tereza Machado, representante do Conselho Estadual de Saúde.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância da Campanha Outubro Rosa. “A divulgação dessa campanha é necessária para que todos se conscientizem da importância de se fazer os exames preventivos e também de se detectar de forma precoce o câncer de mama, o que é fundamental para a cura. O apoio da família também é essencial e a nossa rede de saúde está equipada para dar todo atendimento em caso de necessidade. Agradeço a todos que trabalham nessa causa, parabenizo a cada um e vamos divulgar a importância de se detectar precocemente o câncer de mama e também de colo de útero.”
O vice-prefeito Cícero do Ceasa falou que essa prevenção tem que ser feita o ano todo. “Outubro é o mês da campanha, porém a prevenção tem que acontecer durante todo o ano. Parabenizo o trabalho das associações e entidades no atendimento a essas pessoas e a nossa Secretaria da Saúde é referência em toda região, com equipamentos e profissionais preparados para ajudar a encarar e a vencer essa situação.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que os exames preventivos são fundamentais. “Marília está fazendo um grande trabalho de conscientização para que esses exames preventivos sejam realizados cada vez mais, iniciando o tratamento o quanto antes. Recentemente assinamos mais dois convênios, um com a ACC e outro com a Clínica Aconchego, onde serão realizados 6.000 exames de mamografia nos próximos dias.”
O evento teve ainda os depoimentos de Cláudia Pereira de Freitas e Ana Cristina dos Santos Abreu, que venceram a doença e relataram a importância do apoio dos familiares durante o tratamento.
O médico mastologista Carlos Alberto Giandon também falou sobre a importância do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama. “As formas de detecção da doença são o autoexame, o exame clínico e a mamografia, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade da mulher. Esse diagnóstico precoce é fundamental para que a mulher seja curada.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM