08 OUT 2021
AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
Prefeitura e CATI iniciam parceria para melhorar a arborização no município
Parceria envolve trocas de sementes para ampliação das variedades nos viveiros e promoção de ações que melhorarão a arborização em Marília

Na quarta-feira, dia 6 de outubro, servidores da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria Municipal de Agricultura Pecuária e Abastecimento e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública fizeram uma reunião para a realização de trocas de sementes para abastecimento dos viveiros, e ajustaram os trâmites para realização de parcerias ambientais, visando melhorar a arborização rural e urbana no município de Marília.
Estiveram presentes o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Renato Argollo Haber; o diretor do Núcleo de Produção de Mudas de Marília CDRS-CATI, Eduardo Gazola; o engenheiro agrônomo Cláudio Funai e demais servidores técnicos da Prefeitura que atuam na área ambiental.
O secretário Renato Argollo Haber relata a importância desta parceria para o município. “Através desta troca de sementes, enriqueceremos os viveiros de ambas instituições, aumentando as variedades produzidas, oferecendo mais opções à população. Buscamos nesta parceria proteger o maior número possível de árvores nativas da nossa região, mantendo a salvaguarda do banco genético destas espécies, além de proporcionar uma maior cobertura vegetal e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população.”
Eduardo Gazola destaca o desenvolvimento sustentável que a ação proporciona. “Estamos produzindo espécies da nossa flora nativa, procurando manter as características da região. Destacamos as frutíferas, que colaborarão nos cuidados com nossa avifauna e pequenos animais silvestres. Estas mudas servirão para proteger nascentes, recuperar áreas degradadas, abrigar nossa fauna, melhorar a qualidade do ar, dentre outras funções que as árvores oferecem. Esta aproximação da Prefeitura de Marília com a CATI inicia uma nova fase na arborização do município e beneficiará toda região, que poderá adquirir estas mudas para reflorestamentos, compensações ambientais, e mesmo plantios em calçadas, deixando nosso meio ambiente maissaudável e em equilíbrio.”
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (14) 3433-4188 CATI ou (14) 3408-2130 Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.