19 OUT 2021
CULTURA
Biblioteca Municipal recebe quinta-feira, dia 21, a 13ª edição da Viagem Literária
Evento contará com duas sessões de contação de histórias com entrada gratuita

A 13ª edição do programa Viagem Literária, iniciada em novembro do ano passado, continua nesta quinta-feira, 21 de outubro, com o módulo Contação de Histórias: Contos Populares.

Contadores mostram como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da nossa cultura popular.

A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.

Em Marília, a Viagem Literária acontece na Biblioteca Municipal, que receberá Lígia Borges com a Contação de Histórias "Prosas de Cordel: as travessias do jumento", em duas apresentações: às 9h e às 14h.

Neste módulo – que conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura - as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia de Covid-19 e em respeito as mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.

A Biblioteca fica na Rua São Luiz, 1295, Centro. Evento gratuito. Informações pelo telefone (14)3454-7434.

VIAGEM LITERÁRIA

O Viagem Literária é um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas.

Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.

LÍGIA BORGES

Artista-professora na área de teatro da EMIA/SP, Lígia Borges é doutoranda no programa de Artes Cênicas, na área de Pedagogia do Teatro na USP com o projeto ”Veredas da Narradora: tradições, traduções e rupturas” em que pesquisa os atravessamentos das questões de gênero nas performances narrativas. Mestrado e graduação na mesma instituição.

Contadora de histórias na Cia. Ginga e Prosa, que fundou em 2005 e circula por diversos espaços de educação e cultura narrando e pesquisando contos de diversos territórios, além de promover formação de narradores.

13ª Viagem Literária
Contação de Histórias "Prosas de Cordel: as travessias do jumento" – Com Lígia Borges
Dia: 21 de outubro
Em duas sessões: 09h e 14h