15 FEV 2019
EMDURB
Marília será sede da 70ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana

Evento acontecerá nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro no Estoril Hotel, devendo reunir 40 cidades e 100 participantes

A cidade de Marília será sede pela primeira vez do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, que terá a sua 70ª reunião nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro no Estoril Hotel.

O evento, que tem total apoio da Prefeitura de Marília e da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), reúne secretários e dirigentes públicos de mobilidade urbana de cidades paulistas. Anualmente, são realizadas de três a quatro reuniões. Este ano completa 25 anos de atividades.

O objetivo do Fórum é permitir aos secretários e dirigentes públicos trocarem informações e experiências, conhecerem novos conceitos e ideias sobre mobilidade urbana, transporte e trânsito e, discutir e opinar sobre projetos de lei, normas e outros dispositivos legais, com vistas a buscar esclarecimentos junto a autoridades ou mesmo sugerir alterações, sendo que para discussão de temas com maior profundidade são criados Grupos de Trabalho.

A expectativa é que o Fórum Paulista reúna cerca de 40 cidades e aproximadamente 100 participantes – na 69ª reunião, realizada dias 8 e 9 de novembro de 2018, foram 184 participantes de 35 cidades.

Na quinta-feira, dia 21, às 8h, acontecerá o credenciamento e o café de boas vindas. A solenidade de abertura contará com as presenças do prefeito Daniel Alonso; do presidente da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), Jonas Donizete; da presidente do Fórum Paulista, Raquel Auxiliadora Chini; do secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Jean Carlos Pejo; do diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Jerry Adriane Dias Rodrigues; do diretor Geral do Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito), Paulo Roberto Falcão Ribeiro; do secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy de Sant´Anna Braga; da coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Sílvia Lisboa; do presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça; e do presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Aílton Brasiliense Pires.

Além de programação durante a manhã e a tarde da quinta-feira (21) e manhã da sexta-feira (22), acontecerá também em Marília a eleição para presidente e vices do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana para o biênio 2019/2020.

“Marília está muito feliz em ser a sede deste grande evento, que trará grandes autoridades sobre trânsito e mobilidade urbana, que poderão discutir e trocar experiências sobre temas importantes, como zona azul digital, ciclovias, transportes alternativos e concessão de transporte público, entre outros. Agradeço a todos que confiaram no potencial de Marília em sediar este evento e tenha certeza que esta 70ª reunião do Fórum Paulista será um grande sucesso”, afirmou o prefeito Daniel Alonso.

OBJETIVOS DO FÓRUM PAULISTA

Em síntese os principais objetivos do evento são:

– Contribuir, nas diversas esferas de governo, para a implantação de políticas, programas, projetos e práticas em mobilidade urbana que visem à constante melhoria da qualidade de vida, a eficiência da economia urbana e a sustentabilidade ambiental nas cidades, regiões, áreas metropolitanas e aglomerados urbanos.

– Formular e propor políticas nacionais, estaduais e municipais, inclusive de financiamentos e subvenções para as áreas de mobilidade urbana, que garantam a melhoria contínua na qualidade, eficiência e eficácia na prestação dos serviços, bem como modicidade tarifária para os usuários e integração física, tarifária e operacional dos diferentes modais nas grandes regiões e aglomerados urbanos.

– Formular e propor ações para a melhoria da segurança viária com vistas a reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito.

– Promover formas de articulação institucional que estimulem a coordenação regional entre os entes federativos, respeitada a competência municipal relativa aos serviços públicos de interesse local, insculpida nos Artigos 30 (Inciso V) e 175 da Constituição Federal.