04 NOV 2021
Prefeitura divulga programação da Campanha Novembro Azul
Secretaria da Saúde preparou várias ações, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está divulgando a programação da Campanha Novembro Azul, que este ano tem como slogan: “Para Viver com Saúde é Preciso se Cuidar em Todas as Fases da Vida”.
Durante todo o mês, a equipe técnica da Saúde do Adulto, que tem como encarregada a enfermeira Caroline Ramos Lima Matias, preparou várias ações, objetivando a conscientização dos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
As ações irão começar na próxima terça-feira, dia 9, das 10h às 14h, com o tema Cuidando de quem cuida, quando os homens que quiserem da Secretaria Municipal da Saúde passarão por uma avaliação antropométrica, aferição de pressão, dextro, para os acima de 40 anos aplicação do escore internacional de sintomas prostáticos (IPSS), oferta de teste rápido de IST (Infecção Sexualmente Transmissível), solicitação de exames de sangue para rastreio de diabetes, dislipidemia e PSA quando o caso. A coleta dos exames de sangue será realizada pelos técnicos de enfermagem do Melhor em Casa na própria Secretaria Municipal da Saúde. Esta ação vai prosseguir nos dias 10 (das 8h às 14h), 11 (das 8h às 14) e também no dia 12 (das 9h40 às 14h).
No dia 12 de novembro (sexta-feira), das 8h às 9h, no Ganha Tempo, haverá uma atividade de panfletagem e conscientização da saúde do homem.
Já nos dias 17, 19, 22, 24 e 25 de novembro, das 9h às 11h, será realizado um curso de capacitação, com o tema “Guia de Saúde do Homem”, para Agentes Comunitários de Saúde.
Para o dia 20 de novembro, em horário ainda a ser definido, está previsto um Mutirão – Cuidado Integral à Saúde do Homem.
No dia 24 de novembro, das 14h às 17h, haverá uma Roda de Conversa, sobre Saúde do Homem, para os homens da Secretaria Municipal da Saúde.
De 24 a 26 de novembro, também em horário a ser definido, será feita por um urologista uma avaliação dos homens – que quiserem - que atuam na Secretaria da Saúde e dos com exames alterados.
E no dia 26 de novembro, das 9h às 11h, na subfrota da Saúde e na Central de Ambulância, haverá uma atividade de panfletagem e conscientização sobre a saúde do homem.

A CAMPANHA
A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha “Novembro Azul” com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.
Conforme dados do INCA, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozoides produzidos nos testículos, forma o sêmen.

TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-reinaugura-unidade-de-saude-de-padre-nobrega-e-entrega
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília reinaugura unidade de saúde de Padre Nóbrega e entrega consultório odontológico
Noticia secretarias-municipais-de-assistencia-social-e-da-saude-promovem-acao-comunitaria-no-cras