Clique aqui e consulte nossas políticas.
09 NOV 2021
Secretaria da Cultura realiza nove oficinas culturais em outubro

A Secretaria da Cultura, através de convênio com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, firmado entre o Estado de São Paulo e o Município de Marília, realizou nove oficinas culturais durante o mês de outubro de 2021.
As oficinas foram oferecidas gratuitamente e abrangeram as áreas da música, dança, artes cênicas, artes urbanas, fotografia e artesanato.

OFICINA DE TÉCNICA VOCAL E INTRODUÇÃO AO CANTO
Desenvolvida pela Profa. Elisa Berardo Rodrigues, os encontros aconteceram na EMEI Figueirinha. O trabalho desenvolvido pela Profa. Elisa foi fundamentado na técnica, desde a higiene vocal até a boa e agradável colocação da voz, trabalhando exercícios fonoaudiólogos específicos, colocação da musculatura vocal, emissão, projeção e ressonância, corrigindo os problemas que cada pessoa tem.
Além desta correção, o principal objetivo da oficina foi orientar os usuários da voz a não usar seu instrumento vocal inadequadamente. Foram usados repertórios de dificuldade básica e média dos compositores Heitor Villa Lobos e Francisco Mignone, uma música popular brasileira e um estudo de canto.

OFICINA DE INICIAÇÃO AO CANTO CORAL
Realizada pelo Prof. Leoni Pepe D’adderio, os encontros aconteceram na E.E. Abel Fragata. O canto coral é a mais coletiva e ao mesmo tempo individual dentre as práticas musicais. Na oficina proposta pelo Prof. Leoni, os alunos ingressaram nas descobertas de todas as potencialidades e qualidades que sua voz possui.
Através do canto coral, os alunos desenvolveram sua musicalidade através da prática de repertórios de diversos estilos e idiomas, compartilhando suas vivências musicais com os demais integrantes e contribuindo, de forma coletiva, com a cultura e fazer artístico de cada participante e dos ouvintes.

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA
Ministrada pela Profa. Renata Paulino no teatro municipal de Marília, a Oficina de Dança Contemporânea explorou novas estratégias para se mover criativamente. Ao longo dos encontros foram trabalhadas técnicas de movimentação- relacionando tanto os saberes formais como as dimensões sensíveis do corpo em movimento. A ideia foi oferecer ferramentas que facilitem e ampliem repertórios de movimento, viabilizando a expressão criativa e singular de cada participante.

OFICINA “SOPA DE PEDRA E OUTROS CONTOS – DO TEXTO A AÇÃO”
Realizada pelo Prof. Márcio Martins de maneira on-line, a Oficina teve por objetivo oferecer a prática teatral para contar histórias, assim como proporcionar vivências cênicas aos alunos, estimulando assim, a sensibilização dos seus sentidos, o despertar de novos conhecimentos, a expressão por meio de jogos de improvisação e dramatização, expressão corporal e vocal.

OFICINA DE BONECOS MAMULENGOS
Realizada pelo Prof. Calu Monteiro na Casa de Cultura de Marília, a oficina de bonecos mamulengos ornamentais ou para teatro capacitou os participantes na confecção de bonecos mamulengos, através das técnicas artesanais de modelagem em papel machê, pintura e costura. A oficina foi uma forma expressiva e divertida de experimentar a criatividade e a autoconfiança.

OFICINA DE TEORIA E PRÁTICA DA LINGUAGEM FOTOGRÁFICA E OFICINA DE FOTOGRAFIA AUTORAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Realizadas pela Profa. Luciana Crepaldi Martins, os encontros foram feitos de maneira on-line. A Oficina de Teoria e Prática da Linguagem Fotográfica atuou no incremento do potencial criativo e reflexivo para criação e edição da imagem. Ofereceu noções básicas sobre o funcionamento do equipamento fotográfico e os diversos programas de tratamento da imagem e seus efeitos e suas possibilidades criativas.
A oficina também teve foco na prática de habilidades que possam originar imagens com maior qualidade técnica e artística. Já a oficina de Fotografia Autoral em tempos de Pandemia analisou os aspectos formais, sociais, estéticos e conceituais das imagens realizadas sobre o tema: “em tempos de pandemia", possibilitando assimilar e compreender a diversidade de poéticas que a prática fotográfica é capaz de engendrar.
Sem pretensões, o participante praticou sua intuição e seu olhar, enriquecendo sua cultura visual e reflexiva, alçando e expressando um estilo próprio e peculiar, afinado com suas referências vivenciais e afetivas.

OFICINA DE STENCIL
Realizado pelas Professoras Jaqueline Alves e Yasmim Alves (Estudio Nosotras), a oficina foi realizada na E.E. Maria Izabel. No encontro, foram exploradas as diferentes possibilidades de criação, expressão e interação com o mundo através da técnica do Stencil, executando passo a passo diferentes estilos e formas, possibilitando uma variedade de composições e suportes. Além disso, a oficina apresentou diversos artistas e suas principais obras e contou com um diferencial através da apresentação da técnica como possibilidade de estamparia.

OFICINA DE TEATRO E ATUAÇÃO
Realizado pelo Prof. Giancarlo Gonzales Varjão na Estação Central, a oficina teve como objetivo capacitar artistas e interessados nas artes cênicas para desenvolver seu potencial de atuação, estimulando a leitura dramática e a produção autônoma de cenas teatrais curtas.
A oficina apresentou aos participantes os principais conceitos sobre atuação, tendo como base o sistema Stanislavski sobre a preparação do ator e a criação da personagem, com aulas que tragam o entendimento teórico e prático sobre a arte da atuação. Ao final das oficinas, foi realizada uma montagem de cena teatral curta.
Programação de oficinas culturais
Saiba mais sobre as oficinas culturais do mês de novembro na Agenda Cultural: https://www.marilia.sp.gov.br/agenda-cultural.

Secretarias Vinculadas
Noticia comite-de-cultura-da-regiao-de-marilia-do-ministerio-da-cultura-procura-jovens-para-o
Há 4 dias
Comitê de Cultura da Região de Marília, do Ministério da Cultura, procura jovens para o Programa de Agentes Territoriais da Cultura