30 NOV 2021
Projeto Minha Cidade é Verde implanta o “Bosque dos Pássaros”
Projeto objetiva melhorar a arborização urbana e recuperar áreas degradadas por queimadas e descartes irregulares

Um novo bosque temático foi idealizado em Marília, através do programa “Minha Cidade é Verde”. Após a criação do “Bosque dos Ipês Amarelos”, no Jardim Aquárius, e do “Bosque das Flores”, na Vila Altaneira, o bairro Palmital foi selecionado para abrigar o “Bosque dos Pássaros”, que recebeu no último sábado, 27 de novembro, mais de 100 mudas de árvores frutíferas de espécies variadas, com objetivo de melhorar a arborização na região escolhida e atrair a avifauna ao centro urbano.
O projeto realizado através de gestão participativa objetiva melhorar a arborização urbana e recuperar áreas degradadas por queimadas e descartes irregulares.
O secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, relata a importância da melhoria na arborização urbana e destaca a gestão participativa nas ações realizadas.
“A Gestão Ambiental desenvolvida em Marília vem ao encontro dos anseios da população, que está participando ativamente das melhorias ambientais realizadas em nossa cidade. Estamos desenvolvendo várias frentes de trabalho, onde nascentes estão sendo protegidas, o lixo está sendo reciclado, a educação ambiental está sendo promovida, e agora, no período de chuvas, estamos melhorando a arborização urbana, através do projeto “Minha Cidade é Verde”, ocupando áreas ociosas e degradadas com bosques temáticos. Marília destaca-se entre os municípios que mais se preocupam com o meio ambiente no Estado de São Paulo. Estas melhorias estão sendo possíveis devido à participação popular, que vem colaborando através de práticas sustentáveis, evitando descartes irregulares e contribuindo com ações preservacionistas. Isso demonstra o avanço na educação ambiental que alcançamos em nosso município”, afirmou Dolce.
Derci Comandini, administrador da empresa Danilla Foods e idealizador do Bosque dos Pássaros, destaca a importância da participação da iniciativa privada nas ações ambientais realizadas na cidade.
“Recebemos com muito carinho o convite para realização de melhorias ambientais em Marília, através da gestão participativa. Acreditamos que somando esforços poderemos avançar em melhorias na qualidade de vida da população, construindo um meio ambiente saudável e em equilíbrio. É muito gratificante poder participar de um projeto que tem por objetivo recuperar áreas degradadas, principalmente em ações como esta que atrairá pássaros ao meio urbano e contribuirá para o controle climático em nossa cidade”, disse o empresário.
Mais informações sobre ações ambientais desenvolvidas no município poderão ser obtidas através do telefone 3408-6700.