03 DEZ 2021
Secretaria da Cultura realiza nove oficinas culturais durante o mês de novembro
Sambando com as diferenças
Oficinas foram oferecidas gratuitamente e abrangeram as áreas da música, dança, artes cênicas, artes urbanas, fotografia e artesanato

Através do convênio com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, firmado entre o Estado de São Paulo e o Município de Marília, foram realizadas nove oficinas culturais durante o mês de novembro de 2021, encerrando o ciclo de encontros iniciado em setembro deste ano.
As oficinas foram oferecidas gratuitamente e abrangeram as áreas da música, dança, artes cênicas, artes urbanas, fotografia e artesanato.

VERBALIZARTE: OFICINA DE PAINEL GRAFFITI ARTÍSTICO A PARTIR DA TÉCNICA DO STENCIL

Realizada nos dias 26 de outubro a 6 de novembro de 2021, no Instituto Lottus, as professoras Jaque e Yasmin Alves desenvolveram uma proposta de oficina que consistiu na construção coletiva de um painel artístico de graffiti como caminho para discutir questões culturais e sociais, propondo uma crítica aos conflitos do cotidiano, criando possibilidades de diálogo e interação com o espaço urbano e as pessoas que nele transitam. A técnica utilizada foi o stencil como estratégia para “verbalizar” e expressar a visão de mundo de cada participante da oficina.

OFICINA DE FOTOGRAFIA: COTIDIANO E SUAS NARRATIVAS POÉTICAS

Realizada entre os dias 08 e 12 de novembro de 2021, a Oficina on-line ministrada pela professora Luciana Crepaldi abordou as questões do cotidiano de maneira a despertar a criatividade através da prática fotográfica. Aspectos como apreciar o admirável que está oculto no comum, aprender a olhar o mundo indo aos detalhes, refletir sobre o processo criativo e a forma como os discursos podem ser narrados foram explorados nos encontros.

OFICINA DE DANÇA: SAMBANDO COM AS DIFERENÇAS

Realizada de 7 de outubro a 18 de novembro de 2021, na Escola de dança ÂME, o professor Cosme Virgílio conduziu a oficina que trabalhou o gênero Samba de Gafieira, de acordo com metodologia de contexto inclusivo, que utiliza o recurso de repetição acessando inicialmente o campo cinestésico para inicialização desde as bases de marcação em 03 tempos, passando pela apresentação das músicas, seus instrumentos e precursores (história) até a composição coreográfica.

OFICINA DE LITERATURA: A VOZ DAS MULHERES NEGRAS NA HISTÓRIA
Entre os dias 9 de outubro e 13 de Novembro de 2021, a professora Bruna Motta desenvolveu na Casa de Cultura de Marília a oficina “A Voz das Mulheres Negras na História”.
Nas oficinas, os participantes puderam conhecer a história do Brasil através do olhar negro e feminino, descolonizando os saberes com base na literatura produzida por mulheres negras em diferentes períodos da história do Brasil. Foram analisadas as continuidades e rupturas na estrutura racial, bem como seus impactos na construção de pensamento social.
OFICINA DE TEATRO: A COMPOSIÇÃO DA PERSONAGEM ATRAVÉS DO FIGURINO
Entre os dias 19 de outubro e 5 de novembro, o professor Calu Monteiro realizou as oficinas na Casa de Cultura de Marília. Nos encontros foi possível sensibilizar e capacitar os participantes para a confecção de figurinos e adereços cênicos a partir do estudo da composição das personagens e da técnica de customização de roupas, propondo um diálogo interdisciplinar entre o teatro e as artes plásticas.

OFICINA LITERÁRIA DE CONTOS E MINICONTOS – MEU PRIMEIRO CONTO DE MEMÓRIAS
Realizada entre os dias 21 de outubro e 18 de novembro de 2021, de maneira on-line, a professora Daiane Katiuscia promoveu o resgate e junção de sentimentos, medos, angústia, saudade, superação e sonhos em uma coletânea de Contos, minicontos e microcontos, como se fosse um diário de emoções e momentos especiais vivenciados. A construção desta coletânea de textos culminou na produção de um livro que será publicado na versão E-book e distribuído na versão online gratuitamente aos participantes da oficina. Dessa forma, buscou-se promover com esta ação o resgate e ressignificação de momentos vivenciados pelos participantes, transformando essas experiências em uma obra literária.

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO MANUAL COM AFETO
Realizada na Casa de Cultura de Marília, no dia 13 de novembro de 2021, as professoras Jaque e Yasmin Alves ensinaram iniciantes sobre a técnica da encadernação manual, apresentando a técnica da costura canoa como possibilidade de criação de cadernos, utilizando materiais acessíveis e com um processo simples e de fácil aprendizado, potencializando a criatividade e resgatando os saberes manuais como estratégia de autocuidado, aproximação e encontro consigo e com os outros.

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS
A oficina foi realizada no dia 16 de novembro de 2021, ministrada aos professores da E.E Prof.ª Carlota de Negreiros Rocha. No encontro, a professora Bruna Motta levou os participantes para viajar pela África através das contações de histórias africanas, conhecendo a diversidade cultural e linguística presente no continente. Além da apresentação de histórias pela oficineira, os participantes também realizaram a produção de uma contação de história.

OFICINA DE INSTRUMENTO MUSICAL: VIOLÃO
Realizada entre os dias 28 de setembro e 24 de novembro de 2021, no Instituto Amor de Mãe, o professor Leoni D’Adderio ensinou aos jovens e crianças da instituição sobre o instrumento violão, explorando aspectos teóricos e práticos. Foram estudadas a teoria musical elementar, acordes e técnicas variadas para mão direita e esquerda utilizadas em diversos estilos como: MPB, Pop, Rock, Sertanejo, etc; Ao final do curso, os alunos adquiriram habilidades e técnicas que trarão a possibilidade de criar, acompanhar e até mesmo executar peças solos ao violão.