09 DEZ 2021
Museu de Paleontologia se prepara para a reabertura no ano de 2022

O projeto de reforma do Museu entra em sua reta final. A primeira verba conquistada junto ao governo do Estado de São Paulo, através do título de MIT (Município de Interesse Turístico) propiciou uma reestruturação total do Museu de Paleontologia.
São várias etapas que estão sendo cumpridas e equipamentos que já foram comprados, faltando apenas a questão estrutural do prédio que abrigará o Centro Cultural de Marília e reunirá o museu em questão, a Galeria Municipal de Artes e o Museu Histórico Pedagógico;
A estrutura interna do Museu de Paleontologia já está toda pronta. Com novas vitrines, paredes de vidro, drywall, pintura, iluminação e climatização. Aguardando apenas a adesivação de ilustrações decorativas e informativas que já foram contratadas e estão em fase final de elaboração do design final.
“Acabamos de receber a notícia que a primeira réplica de dinossauro, no caso de um Abelissauro, ficou pronta e a segunda, do Titanossauro, já começou a ser confeccionada”, informou o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.
As réplicas estão sendo feitas pelo paleoartista Anilson Borges, na cidade de Santa Inês , na Bahia. O artista tem obras nos estados de Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e na própria Bahia.
A data prevista para entrega da réplica de Titanossauro que terá 12 metros de extensão é final de fevereiro de 2022. “O artista nos avisou que a questão climática (período de chuvas) dificulta a exatidão do prazo de entrega, mas que há grandes chances de recebermos nossos dinos na data combinada”, disse Nelson Mora.
Além das réplicas o Museu contará com diversos equipamentos que, assim como a reforma já estão a disposição. Óculos de realidade virtual 3D, plataformas de realidade aumentada, TV 43 polegadas, sistema de som ambiente e um totem touch screen já estão devidamente comprados e guardados esperando o momento certo para serem instalados.
O prefeito Daniel Alonso destacou a remodelação do Museu de Paleontologia. “Marília é referência na área de paleontologia e o nosso museu recebe visitantes de todo o país e também do exterior. Estamos fazendo uma remodelação total no Museu de Paleontologia, que está recebendo uma série de benfeitorias, o que certamente continuará trazendo a Marília muitas pessoas, sendo um dos nossos pontos turísticos.”