04 FEV 2019
CULTURA

160 vagas serão oferecidas para aulas de teatro gratuitas para todas as idades

A Secretaria Municipal da Cultura realizará de 11 a 18 de fevereiro as inscrições para o Projeto Teatro da Cidade, programa da Secretaria Municipal da Cultura, que oferece aulas gratuitas de Teatro para todas as Idades. As aulas terão início dia 9 de Março e acontecerão na Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira” (Av. Santo Antonio, 136).

Os interessados devem comparecer ao Auditório Municipal (Av Sampaio Vidal, 245 – entrada pelo Museu de Paleontologia – antiga Biblioteca), munidos de cópias de documento com foto e comprovante de residência e preencher a ficha de inscrição, nos horários das 8h30 às 11h e das 13h às 20h.

Nesta 8ª edição, o Projeto Teatro da Cidade oferece 160 vagas para as seguintes turmas: Infantil I (6 a 10 anos); Infantil II (10 a 12 anos); Pré-Juvenil (12 a 15 anos); Jovem (15 a 18 anos); Adulta (18 a 50 anos) e Melhor Idade (a partir de 50 anos).

Segundo o secretário municipal da Cultura, André Gomes Pereira, “o Projeto Teatro da Cidade existe há oito anos e tem dado contribuição significativa para o fomento do teatro amador na cidade. No entanto, o projeto precisava de maior estabilidade. Em 2017 aumentamos o número de professores e monitores, e providenciamos recursos para aquisição de cenários e figurinos. Em 2018 viabilizamos nova sede, um espaço próprio na Casa de Cultura, garantindo infraestrutura adequada para realizar aulas, ensaios e dinâmicas de criação. Agora em 2019 estamos realizando Chamamento Público (licitação) para assegurar a continuidade do Projeto para os próximos anos”.

Para o coordenador e professor do Projeto Teatro da Cidade, Márcio Martins, este é o ano que consagra o Projeto como uma Política Pública de Cultura.

“O Teatro da Cidade vem tendo grandes avanços ano a ano. Este ano temos a grande oportunidade de fazer do Projeto uma ação ainda mais abrangente e fortalecida, com o novo espaço e com atividades que se estenderão para além dos alunos, mas também para todos os artistas e população mariliense. Teremos eventos culturais que o projeto este ano almeja realizar como: pequenas mostras de processos artísticos, Saraus Culturais e Oficinas pontuais de especificidades ligadas a prática teatral e a dramaturgia”, disse.

Todas as turmas, além das aulas de interpretação, também receberão aulas específicas como trabalho físico com o professor Gonzalo Perez e também aulas de confecção de adereços, figurinos e cenografia, ministradas pelos profissionais do projeto. Aulas de musicalização e de canto também vão compor o quadro de formação artística neste ano de 2019.

“Outra grande novidade é que a nossa mostra de espetáculos ocorrerá no mês de março de 2020. Diferente dos outros anos que sempre ocorreram no mês de dezembro, oportunizando uma nova agenda de Cultura para nossa cidade. Sendo o Projeto Teatro da Cidade uma ação de nosso Município, pensamos essa mostra em março, a fim de contemplar a população juntamente com as festividades do aniversário de Marília”, destacou Márcio Martins.

Confira as turmas e horários para 2019:

– Turma do Infantil serão duas com 20 vagas cada: Infantil I de 6 a 10 anos, infantil II de 10 a 12 anos. Aulas aos sábados das 9h às 12h. Professora Letícia Rodrigues e monitores Vinícius Alexandre e Clarisse Zan.

– Turma pré-juvenil (de 12 a 15 anos) – 30 vagas. Aulas às terças das 14h às 17h. Professora Letícia Rodrigues.

– Turma jovem (de 15 a 18 anos) – 30 vagas. Aulas às terças das 18h30 às 21h30. Professores Márcio Martins, Calu Monteiro e Letícia Rodrigues.

– Turma adulta (de 18 a 50 anos), uma turma com 30 vagas. Aulas às quartas das 18h30 às 21h30. Professor Calu Monteiro.

– Turma Melhor Idade – 30 vagas. Aulas às quartas-feiras das 9h as 12h. Professor Márcio Martins. Idade a partir de 50 anos.

04/02/2019
Fotos da Notícia: Secretaria da Cultura abrirá inscrições para Projeto Teatro da Cidade de 11 a 18 de fevereiro