22 DEZ 2021
Prefeitura inaugura nova sede do Programa “Melhor em Casa”
Serviço leva equipe médica para as residências marilienses e atende em média 60 pacientes simultaneamente

O prefeito Daniel Alonso inaugurou oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 22 de dezembro, a nova sede do Programa Melhor em Casa, um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas para locomoção a um serviço de saúde.
O Melhor em Casa trabalha a prevenção, cura, paliação e reabilitação, visando diminuir o número e o período de internações hospitalares e proporcionar ao cidadão um cuidado humanizado próximo a sua rotina e junto a sua família.
O programa funcionava no próprio prédio da Secretaria Municipal da Saúde e agora está numa sede própria, localizada à rua Benjamin Pereira de Souza, 50, no bairro Somenzari, bem mais amplia e melhor estruturada.
Além do chefe do Executivo, a solenidade de inauguração contou com as presenças do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; da mantenedora da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; e representantes das secretarias municipais de Direitos Humanos e da Cultura, que foram recepcionados pela coordenadora Thaiane Araújo e toda equipe do Melhor em Casa.
“O Programa Melhor em Casa é a segurança do hospital no conforto do seu lar. É um programa que complementa o Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar) e atualmente atende todo o município de Marília, incluindo a zona rural e os distritos. Parabenizo toda a equipe do programa pelo trabalho, empenho e comprometimento com a nossa população. E nada mais justo do que o Melhor em Casa ter a sua casa própria”, disse o prefeito Daniel Alonso.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, afirmou que o programa está sendo ampliado. “Em breve teremos mais uma equipe do Melhor em Casa, o que permitirá ampliar o atendimento de 60 para até 120 pacientes. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho de excelência que é realizado e agradeço aos nossos parceiros, como a Maternidade Gota de Leite. O programa começou em 2020 e já está bem estruturado, com dois veículos próprios e uma nova sede, que dá muito mais conforto a todos os profissionais.”
A coordenadora do Programa Melhor em Casa, enfermeira Thaine Araújo, destacou a importância da nova sede. “Hoje temos um espaço próprio, bem mais amplo e com toda estrutura para receber a nossa equipe e organizar todo o trabalho. Agradeço ao prefeito Daniel e ao secretário Cássio por esse apoio. Parabenizo a nossa equipe, que não mede esforços para prestar sempre o melhor atendimento ao paciente. Lembro que nessa época de pandemia conseguimos também aplicar 7.855 doses das vacinas contra a Covid-19 nas pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção.”

AS EQUIPES
O Programa Melhor em Casa conta com dois tipos de equipe: EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atenção Disciplinar) e EMAP (Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMAP).
A EMAD, que em breve terá a sua segunda equipe, é formada por três médicas (duas clínicas e uma pediatra), dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e uma fisioterapeuta; enquanto a EMAP conta com fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional, dentista, fisioterapeuta e assistente social, além de auxiliar de escrita e auxiliar de serviços gerais.
Os profissionais que estão trabalhando atualmente no Melhor em Casa, sob a coordenação da enfermeira Thaiane Araújo, são:
EMAD – Priscila Saia Pietraroia (médica clínica), Isabelle Belmonte Garcia (médica clínica/geriatra), Vivian Tamiello Reverete (médica pediatra), Eduardo Roberto de Freitas da Silva (enfermeiro), Ellen Priscila de Souza Oliveira (enfermeira), Alessandra Peregrine Primo Lauer (fisioterapeuta), Ana Paula Maciel Tartari (técnica de enfermagem), Fernanda Cristina Rocha de Lima (técnica de enfermagem) e Leandro Luís Gomes da Silva (técnico de enfermagem).
EMAP – Michele Lavagnini Barrozo (nutricionista), Laura Mochiatti Guijo (fonoaudióloga), Esther Vilharba (fisioterapeuta), Sislene Gonçalves Fachini Dal evedove (assistente social), Valkiria de Melo Viana (dentista), Stefanie de Paula Sales Amaral (psicóloga), Cirene de Jesus Carvalho (auxiliar de escrita) e Cícera Regina da Silva Mioto (auxiliar de serviços gerais).

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM