12 JAN 2022
CULTURA
Secretaria da Cultura e Conselho promovem reunião pública para abertura da agenda do primeiro semestre do Teatro
Evento será realizado neste sábado, dia 15 de janeiro, a partir das 14h, no próprio Teatro Municipal

Neste sábado, dia 15 de janeiro, no Teatro Municipal de Marília (Av. Rio Branco nº 51), a partir das 14h, a Secretaria Municipal da Cultura e o Conselho da Cultura promoverão uma reunião pública para anunciar a abertura da agenda do Teatro “Waldir Silveira Mello" para o primeiro semestre de 2022.
Durante a reunião serão apresentados os critérios de preferência para a marcação de eventos na agenda do Teatro, bem como será aberto espaço para esclarecimento de dúvidas. Estão convidados para participar todos os produtores culturais e artistas interessados na programação do Teatro Municipal.
Segundo o Secretário Municipal da Cultura, André Gomes, a abertura da agenda por semestre é a concretização de uma proposta trazida pela sociedade civil.
“Para este ano de 2022 seguiremos a proposta do Conselho Municipal da Cultura de abrir a agenda por semestre, sendo que nos próximos meses divulgaremos a abertura da agenda de julho a dezembro”, explica Gomes.
Via de regra, os agendamentos para sexta, sábado, domingo e feriados são preferenciais para espetáculos culturais com bilheteria paga, ficando os eventos gratuitos e de outras áreas para os dias de terça a quinta-feira.
A prioridade de agendamentos é para espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e música), sendo permitidos outros eventos, desde que não prejudiquem a agenda cultural do Teatro.
Embora não haja um regramento que limite a quantidade de datas que cada artista/grupo possa reservar, a equipe do Teatro vai atuar para que a agenda seja plural e democrática, oferecendo oportunidades para os artistas locais, bem como variedade de programação para a população mariliense com apresentações de artistas de fora da cidade.
Para André Gomes, a democratização desse equipamento público é uma conquista da sociedade, gerando renda para o município. “A circulação de espetáculos teatrais envolve a economia criativa, que gera renda para uma série de profissionais: além dos artistas, há toda a equipe de produção, como técnicos de som e iluminação, diretores, produtores, auxiliares, carregadores, que movimentam a rede de hotéis, restaurantes, bares, supermercados, postos de combustíveis, entre outras áreas de serviços e comércio”, disse o secretário.
Para os interessados que não puderem comparecer presencialmente à reunião, o link para participar de maneira online poderá ser obtido através do WhatsApp (14) 98111-8408 (de segunda a sexta, das 8h às 17h30). A plataforma utilizada será o Google Meet.

COMO REQUERER AGENDAMENTO DO TEATRO MUNICIPAL
O período de abertura da agenda é de 15 a 24 de janeiro, sendo imprescindível envio de requerimento de agendamento por e-mail ou por ofício, encaminhado pessoalmente no Teatro.
Todo requerimento deverá conter informações básicas como: nome do artista/grupo, tipo de espetáculo, data pretendida e telefone de contato.
O atendimento administrativo do Teatro Municipal funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h, com entrada pela rua Coronel José Brás, nos fundos do Teatro.
A equipe do Teatro Municipal fica à disposição de artistas/grupos e produtores culturais para conhecerem a estrutura, sanarem dúvidas ou levantarem outras informações desejadas. O telefone para contato é (14) 3453-2553.