08 FEV 2022
CULTURA
Projeto Guri abre novo período de matrículas com mais de 1.200 vagas na região de Marília
Matrícula será realizada de 7 de fevereiro a 4 de março, com 104 vagas para o município de Marília
A matrícula para novos alunos e alunas do Projeto Guri será realizada de 7 de fevereiro a 4 de março de 2022 nos polos do interior e litoral do Estado.
O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – dispõe de 338 polos distribuídos em 282 municípios e oferece vagas em cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.
A região de Marília dispõe de 1.215 vagas, sendo 104 para a cidade de Marília.
O processo será realizado de modo presencial na maioria das unidades. Em alguns polos, porém, na impossibilidade de receber a comunidade no momento, haverá cadastro de interesse de modo online. Assim, antes de sair da casa, é indicado confirmar por e-mail ou telefone qual o sistema de inscrição (presencial ou virtual) está em vigor no polo de sua preferência.
Nos dois casos, as inscrições são realizadas por ordem de chegada.
Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.
Informações importantes:
  • No formato de matrícula presencial, o responsável do candidato deve ir ao polo com os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.
  • No formato de cadastro de interesse online, o responsável preenche o formulário no site do Projeto Guri e aguarda a confirmação por e-mail do número de matrícula e das instruções de acesso ao Portal do Aluno.
  • Nos dois formatos, após a confirmação da matrícula, o aluno acessa o Portal do Aluno e anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso;
  • Sobre a idade, é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre.
  • Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:

As faixas etárias acima indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico.

Aulas no Projeto Guri
O início das aulas depende do retorno de cada polo e da data de matrícula. Assim, é preciso aguardar o contato da coordenação do polo.
As aulas devem ocorrer de modo presencial, de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada cidade. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.
Confira a lista completa de Marília:

Polo Regional Marilia
Vagas: 104
O polo oferece os cursos: baixo elétrico, bateria, clarinete, contrabaixo, coral juvenil, flauta transversal, guitarra elétrica, iniciação musical, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão, saxofone, teclado/piano, trompete, viola, viola caipira, violão, violino, violoncelo
Cursos com vagas disponíveis: baixo elétrico, bateria, clarinete, contrabaixo, coral juvenil, flauta transversal, guitarra elétrica, iniciação musical, trompete, trombone, trompa, eufônio, tuba, percussão, saxofone, viola, viola caipira, violino, violoncelo
E-mail: [email protected]
Funcionamento do polo: segunda a sexta-feira, das 8h às 11h; e das 13h30 às 18h30
Endereço do polo: Avenida Santo Antonio, 136, Boa Vista – Marília/SP