10 FEV 2022
EMEIS iniciam as reuniões de Horas de Trabalho Coletivo
Conquista veio a partir da implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos Municipais
Na última quarta-feira dia 2 de fevereiro, iniciaram-se nas EMEIs do Sistema Municipal de Ensino de Marília, as reuniões de Horas de Trabalho Coletivo (HEC), conquistadas a partir da implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos Municipais, que valorizou os servidores em geral e especificamente os servidores da educação, trazendo a efetivação de estudos coletivos remunerados para a Educação Infantil, compondo a jornada de trabalho dos docentes.
Há muito tempo os professores e gestores vinham reivindicando essas Horas de Trabalho Coletivo, previstos em legislação como direito dos profissionais da educação e que serão utilizadas para a formação profissional continuada, que impactarão na melhoria do trabalho docente e atendimento educacional das crianças de 4 meses a 5 anos de idade.
A diretora Sandra Letícia Pichler salientou que “a formação continuada em serviço é mais que uma reivindicação antiga, é uma necessidade atribuída àqueles que acreditam em uma educação humanizadora. Um momento ímpar de reflexões, encontros com a teoria que norteia nossa prática pedagógica e de relações com parceiros da educação”.
Para os professores em geral acontecerão às quartas-feiras, nas próprias unidades escolares, das 18h às 20h. Enquanto que os professores com dois cargos participarão também dos encontros, todas as terças-feiras das 18h às 20h, na Secretaria Municipal da Educação.
Nesses momentos serão realizadas reflexões sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, a articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, o alinhamento com a equipe de metas do Projeto Político Pedagógico, o respeito às características de cada faixa etária, planejamento e organização de atividades, dentre outras possibilidades.
O professor coordenador Marcelo Campos Pereira considera “as HEC uma relevante conquista para a Educação Infantil de Marília, por promover momentos de instrumentalização teórico-metodológica docente proporcionando a cientificização das práticas desenvolvidas nos diferentes espaços da instituição educativa e como potencializadora da concretização de experiências humanizadoras previstas no Projeto Político Pedagógico das escolas”.
O secretário municipal da Educação, Professor Helter Bochi, destacou a importância de tal conquista. "Esse espaço de estudo, dentro da Educação  Infantil, é  algo fundamental, sendo  uma das ações previstas pelo prefeito  Daniel Alonso através da implantação  do Plano de Carreira. Já temos convênio com a Unesp nos cursos de pós-graduação stricto sensu e agora  fortalecemos nossa formação continuada através das HECs”.

Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022