17 MAR 2022
SAÚDE
Prefeitura marca ação da Campanha Março Lilás para este sábado, dia 19, nas unidades de saúde
Campanha tem por objetivo a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, irá realizar neste sábado, dia 19 de março, das 7h às 13h, nas unidades de saúde, uma grande ação da Campanha Março Lilás, que tem por objetivo a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino, que hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil.
O fortalecimento da prevenção, rastreamento e detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama é uma das metas principais da saúde pública.
Assim, com o objetivo de ampliar a coleta do Papanicolau e a realização de mamografia, a Secretaria Municipal da Saúde já preparou toda a logística para a ação e estratégias deste sábado (19), incluindo a busca ativa na faixa etária recomendada – 25 a 64 anos para coleta de Papanicolau e de 50 a 69 anos para detecção precoce do câncer de mama.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, destacou a ação do Março Lilás. “O nosso objetivo é ampliar a coleta do Papanicolau, exames clínicos das mamas e pedidos de mamografia. As unidades já estão se organizando com enfermeiras, auxiliares de enfermagem, auxiliares de escrita e agentes comunitárias de saúde, sendo que haverá necessidade de agendamento para essa campanha de sábado (19).”
Esse agendamento será feito diretamente nas unidades nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, das 7h30 às 12h30, com meta de quatro pacientes/hora para cada enfermeira.

AS UNIDADES
As unidades que estarão na Campanha Março Lilás deste sábado (19) são as seguintes:  UBS Alto Cafezal, UBS Chico Mendes, UBS São Miguel, UBS São Judas, UBS Planalto, UBS Santa Antonieta, UBS Cascata, USF Bandeirantes, Aeroporto, Altaneira, Julieta, Santa Antonieta III, América, Santa Paula, Marajó, Jóquei, Nóbrega 1, Nóbrega 2, Vila Barros, Vila Hípica, Vila Real, Jardim Maracá, Amadeu Amaral, Cavalari, Flamingo, Jânio Quadros, Figueirinha, Primeiro de Maio, Toffoli, Parque dos Ipês, Santa Augusta, Vila Nova, Palmital, Jóquei, Jardim Marília, Campo Belo/Dirceu, Campo Belo/Santa Helena (Fazenda do Estado), Jardim Renata, Teruel e CDHU/São Bento.