18 MAR 2022
Judocas da AMEI disputarão Grand Prix neste sábado, dia 19, em São Paulo
Alana Maldonado, Rebeca Silva e Guilherme Sousa estarão competindo no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro

Neste sábado, dia 19 de março, os judocas da AMEI - Alana Maldonado, Rebeca Silva e Guilherme Sousa - disputarão o Grand Prix de Judô no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo.
Com mudanças nas regras internacionais, o “novo” judô paralímpico terá sua primeira competição oficial disputada no Brasil. O GP vai reunir 117 atletas, sendo 81 homens e 36 mulheres.
Será o evento que colocará à prova as regras aprovadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) para o ciclo dos Jogos de Paris 2024 que mexeram bastante na estrutura da modalidade.
Até então, judocas das três classificações oftalmológicas – B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem) – lutavam entre si dentro de cada peso. A partir de agora, quem for cego total (B1) só lutará contra cego total em uma nova categoria chamada J1. Quem era B2 e B3 lutará apenas contra oponentes dessas mesmas classificações em outra categoria nomeada J2.
Além disso, foram extintas quatro divisões por peso entre os homens e duas entre as mulheres, compactando o judô paralímpico em apenas quatro pesos no feminino (até 48 kg; até 57 kg; até 70 kg; acima de 70 kg) e quatro no masculino (até 60 kg; até 73 kg; até 90 kg; acima de 90 kg).
Alana Maldonado foi medalhista de ouro em Tóquio e disputa na categoria até 70 kg, essa será a primeira competição da judoca após a inédita medalha de ouro conquistada para o nosso país na última edição dos Jogos Paralímpicos.