13 ABR 2022
Exposição “Vivendo do Mar” é destaque na programação da Biblioteca Municipal
Exposição é desenvolvida Museu da Imagem e do Som, através do programa Pontos MIS em parceria com a Secretaria da Cultura de Marília

Integrando a programação especial das festividades de aniversário da cidade, que neste mês comemora 93 anos, a Exposição “Vivendo de Mar” é destaque na Biblioteca Municipal de Marília. A exposição segue aberta até 27 de maio, com visitação gratuita.
A realização é do Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, por meio do programa Pontos MIS, contando com apoio da Secretaria da Cultura de Marília. A iniciativa visa à formação e difusão cultural no Estado e em espaços não convencionais de exibições artísticas.

VIVENDO DO MAR
A mostra conta com dez painéis fotográficos, expostos por toda Biblioteca. A série apresentada por Durvile tem como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores. Suas fotos trazem o cenário da prática artesanal da pesca, que a cada dia tem se tornado mais rara.
Os motivos mais frequentes são a pesca industrial, a degradação ambiental e a evasão da nova geração para os centros urbanos. Mas a série mostra que estes pequenos redutos de pescadores ainda guardam nessa prática os aspectos de uma cultura imemorial.
Esses são lugares com uma noção de tempo alargada tal qual o ambiente natural. Podemos observar a comunidade, que com seus hábitos simples, possuem uma relação direta com a vida, onde o corpo dá as medidas e a natureza dá os limites, num ciclo interminável.
Textos da época do Brasil colônia (séc.XVI) descreviam essa população de pescadores formada "mais por esquecidos do que lembrados, mas mesmo assim viviam fartos no seu bastante e descansados no seu descanso", tudo isso desde então, em um cenário sublime.

Exposição “Vivendo de Mar”
Até: 27/05 – das 8h30 às 17h30
Local: Biblioteca Municipal (Rua São Luiz, 1295)