18 ABR 2022
DIREITOS HUMANOS
Com apoio da Prefeitura de Marília, Programa “Meu Emprego Inclusivo” é lançado na cidade
Apoio à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho une Estado e Prefeitura

Na última segunda-feira, dia 11 de abril, foi lançado o Programa “Meu Emprego Inclusivo”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizado pelas Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico, que visa promover a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Para tanto, o programa conta com os Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs), que desenvolvem diversas ações de assessoria, orientação, treinamento e acompanhamento personalizado para pessoas com deficiência e empresas, antes, durante e depois da contratação desses profissionais.
O PEI de Marília é responsável pelo recrutamento das pessoas com deficiência e o mapeamento de suas capacidades e habilidades, bem como realiza palestras e oficinas para as empresas, visando à acessibilidade das pessoas com deficiência aos postos de trabalho.
Para tanto, é fundamental o apoio dos PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e das secretarias municipais de Direitos Humanos e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, além do Conselho da Pessoa com Deficiência e empresas locais.
De acordo com secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, esse programa é muito importante para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “Compreendemos que as pessoas com deficiência buscam sua autonomia e ascensão social e para isso o Programa Meu Emprego Inclusivo visa dar um direcionamento tanto para as pessoas com deficiência, quanto para as empresas, e assim garantir que a inclusão para o mercado de trabalho não seja apenas para cumprir cotas, mas sim surjam cada vez mais oportunidades mediante cultura da igualdade de direitos sem distinção.”
Para Célia Castro, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, a união, parceria e comprometimento de toda equipe foi fundamental para a realização e o sucesso do evento. “Não foram somente as pessoas com deficiência que ganharam com o Programa, todos nós que batalhamos para conseguir trazer o Programa Meu Emprego Inclusivo para Marília ganhamos.”
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, enfatizou a importância da união entre o Governo do Estado de São Paulo e as Secretarias Municipais de Direitos Humanos, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico para a realização desse Programa. “Hoje sentimos as entidades presentes e preocupadas com as pessoas com deficiência na questão de empregabilidade, ainda mais nesse momento pós-pandemia onde estamos retomando as atividades. Estaremos sempre em contato com as empresas, PAT e entidades para colocarmos o Programa Meu Emprego Inclusivo em prática.”
“O Governo do Estado de São Paulo busca, com o programa Meu Emprego Inclusivo, abrir portas para a entrada, inclusão e permanência da pessoa com deficiência no mercado formal de trabalho. O Polo de Empregabilidade Inclusiva é parte deste Programa que beneficiará as mais de 40 mil pessoas com deficiência em idade produtiva na região de Marília. É essencial que a nossa secretaria garanta as pessoas com deficiência o seu direito ao emprego”, disse a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa.
Segundo Adilson Prates Galindo - Coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos, “para Marília é inovadora e muito importante essa contribuição do emprego apoiado à pessoa com deficiência, neste programa de iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, dirigidas respectivamente pelas secretárias Aracélia Costa e Marina Bragante”.
O vereador Elio Ajeka também participou do lançamento do programa, representando a Câmara Municipal de Marília.

LOCAL DE ATENDIMENTO DA PEI DE MARÍLIA
Atendimentos: de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Endereço: PAT de Marília - Av. Carlos Gomes, 137 - Centro, Marília - SP
Contatos: Telefone: (14) 98168-0187 e Whatsapp: (11) 93008-0053