19 MAI 2022
Prefeitura faz homenagem às mães doadoras do Banco de Leite Humano
Cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde no Dia Mundial de Doação de Leite Materno

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através do Banco de Leite Humano, realizou na manhã desta quinta-feira, dia 19 de maio, uma homenagem às mães doadoras do BLH (Banco de Leite Humano), em cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.
A homenagem aconteceu no Dia Mundial de Doação de Leite Materno e contou com as presenças do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior; da coordenadora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues; da presidente da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni; e do supervisor da Vigilância Sanitária, Luciano Villela.
Estiveram presentes também a equipe do Banco de Leite, formada por enfermeiras, técnicas de enfermagem, assistente administrativo, agente operacional de serviços e motorista; parceiros da Rede de Postos de Coleta de Leite Humano de Marília dos municípios de Adamantina, Alvinlândia, Campos Novos Paulista, Garça, Ocauçu, Lucélia, Osvaldo Cruz, Quintana e Pompeia.
A solenidade teve ainda a apresentação musical do grupo “Ouça a Vida”, além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, com entrega de certificados, aos parceiros dos Postos de Coleta do BLH: Gustavo Tanigushi Rufino (Adamantina), Jocimara Luzia Ultramari Tavares (Alvinlândia), Miriam Borges de Freitas (Campos Novos Paulista), Deyse Regina Serapião Grego (Garça), Israel Rezende de Lima (Ocauçu), Laércio Parússolo dos Santos Júnior (Lucélia), Renata Luciana Coneglian Facco (Osvaldo Cruz) e Andréia Lopes Pereira (Quintana).
Da cidade de Pompeia receberam certificados Celina Camargo Nishimura, Márcia Nishimura, Adalberto de Oliveira Bento e Lucas Baldacine de Souza. Houve também um depoimento da mãe Driely Oliveira da Silva, que precisou do Banco de Leite Humano para o filho Theo, que nasceu prematuro.
A enfermeira Sandra Domingues agradeceu aos parceiros e às mães doadoras. “Faz 34 anos que temos esse trabalho e o Banco de Leite Humano é o meu alimento. Trata-se de um trabalho pioneiro e o sucesso se deve a toda equipe, mas também aos parceiros nos postos de coleta e às mães doadoras que, com esse gesto, são fundamentais para salvar esses bebês que precisam ficar nas UTIs Neonatal. A gente agradece de coração a todos e também ao prefeito Daniel e ao secretário Cássio por todo apoio ao nosso BLH.”
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, parabenizou a equipe do BLH pelo trabalho, lembrou a aquisição de um veículo para uso exclusivo do BLH e que as melhorias vão continuar.
“O Banco de Leite Humano de Marília é referência em todo o país e só temos que parabenizar a enfermeira Sandra Domingues e toda sua equipe pelo trabalho de excelência que é realizado. A gestão do prefeito Daniel continuará dando todo apoio a esse trabalho. Recentemente foi adquirido um veículo para uso exclusivo do BLH e já estamos trabalhando para avançar ainda, com a instalação de um gerador e também a mudança para uma nova sede.”
Atualmente o BLH funciona na rua 15 de Novembro, 50, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30 para atendimento e até as 17h para os trabalhos administrativos.

Fotos: Julio Cesar de Carlis/Assessoria de Imprensa PMM