24 MAI 2022
Prefeitura cria projeto “Minha Escola é Verde”
O projeto tem por objetivo melhorar a arborização dentro das escolas, plantando árvores frutíferas com participação dos alunos, em promoção à educação ambiental.
A Prefeitura de Marília, através da Secretaria do Meio Ambiente, está iniciando o projeto “Minha Escola é Verde”, que tem por objetivo plantar árvores que produzam frutos nas unidades escolares do município. Além de embelezar e colaborar com a segurança alimentar, o projeto foca na educação ambiental dos alunos, que participarão dos plantios e cuidados posteriores ao longo do ano, bem como na melhoria da arborização urbana, aumentando a cobertura vegetal na cidade.
O secretário Vanderlei Dolce explica mais esse grande avanço ambiental no município:
“Nossa equipe de gestores ambientais está criando diversos projetos, envolvendo a população de todas as formas, a fim de replicar a educação ambiental e melhorar a qualidade de vida em Marília. Estamos protegendo nascentes, plantando árvores, criando trilhas ambientais, preservando abelhas, desenvolvendo hortas urbanas, dentre outras ações que estão melhorando consideravelmente nosso meio ambiente. Essa transformação não acontece da noite para o dia, por isso é muito importante a participação da população nestes projetos, cuidando e evitando descartes de lixos e queimadas nestas áreas. Todo esse trabalho refletirá em benefícios durante décadas à frente, onde, portanto, deixaremos essa herança positiva às gerações futuras.” – explica Dolce.
O gestor ambiental e chefe do meio ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, destaca a importância do projeto “Minha Cidade é Verde”:
“Estamos focados em replicar a educação ambiental na cidade. Nosso objetivo é permitir que as crianças participem de ações que melhorem suas escolas, e desenvolvam a consciência necessária sobre a importância em cuidar e preservar o meio ambiente. Neste projeto, plantaremos árvores frutíferas nas unidades escolares interessadas em participar, envolvendo os alunos não apenas durante o plantio, mas, também, nos cuidados posteriores, onde cada sala de aula adotará uma árvore e cuidará dela ao longo do ano, e, desta forma, acompanharão todo processo de crescimento, recebendo explicações sobre os benefícios que as plantas oferecem ao planeta, e as consequências quando a arborização é inferior ao necessário. É um grande trabalho que estamos iniciando em Marília, que somado aos outros projetos que estamos desenvolvendo, estão mudando o meio ambiente em nossa cidade. Plantaremos mudas frutíferas de pequenos e médios portes, como acerolas, amoras, pitangas, jabuticabas, no intuito de que até mesmo os mais pequeninos possam ter o prazer de colher e saborear o fruto colhido diretamente do pé, dando um novo sabor à infância destas crianças, que levarão por toda vida esta experiência em suas memórias. Iniciaremos o piloto na EMEF Professora Edméia Bráz Rojo Sola, onde fomos muito bem recebidos pela diretora Denise Oliveira Fontes, que não mediu esforços para nos atender e abriu as portas para darmos início ao projeto “Minha Escola é Verde”. - Finaliza o gestor ambiental.
O projeto é coordenado pela equipe do Programa Município Verde Azul Marília, sob coordenação do Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, composta, ainda, pela bióloga Gabriela Guttier Gava, e os interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.
Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 5 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros