04 JUL 2022
Réplicas de dinossauros se tornam atração turística no centro de Marília
Prefeito confirmou que reforma do Museu de Paleontologia estará pronta em agosto

As duas réplicas, que vão fazer parte do novo Museu de Paleontologia e que chegaram a Marília no último sábado (2) pela manhã, tornaram-se atrações turísticas no final de semana, atraindo um grande número de pessoas, principalmente crianças.
A réplica do Dino Titã, que está na área externa do museu, tem 3,90m de altura por 12m de comprimento, pesa quase 1.000 kg e demorou 120 dias para ser confeccionada. Já a réplica do Abelissauro tem 1,80m de altura por 4m de comprimento e ficará dentro do Museu.
As esculturas foram confeccionadas pelo paleoartista Anilson Borges dos Santos, que permanece em Marília, trabalhando na montagem do restante da estrutura.
O prefeito Daniel Alonso destacou a importância das réplicas para a cidade e do novo Museu de Paleontologia. “Trata-se de um resgate da histórica jurássica da nossa cidade. Foi uma grande conquista e que vai trazer muitos benefícios de agora em diante para Marília, elevando o potencial turístico de nossa cidade, que já conquistou o título de MIT (Município de Interesse Turístico). E vamos entregar o novo Museu de Paleontologia no mês de agosto, o que será outra atração turística para todos.”
O chefe do Executivo lembrou que a reforma do Museu (que inclui as réplicas) é recurso carimbado do Estado, destinado ao turismo (por lei). Ou seja, não é dinheiro que o prefeito poderia destinar à educação ou saúde, por exemplo.
“Se Marília não captasse o recurso, através de projeto, esse valor seria destinado a outro município, para o turismo. A política do Estado de São Paulo para o turismo inclui estâncias e municípios de interesse turístico, com dotação orçamentária própria. Não estamos retirando recursos de nenhum outro setor, esse recurso é carimbado como a gente diz e, nesse caso, para o turismo. Estamos felizes que a nossa gestão foi eficaz e conseguiu trazer as réplicas para Marília, que é referência paleontológica no Brasil”, afirmou Daniel Alonso.
O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, lembrou que o recurso foi conquistado por Marília. “Fizemos tudo com recursos conquistados por nós e que estão à disposição de qualquer município. A diferença é que no passado nenhum prefeito teve essa sensibilidade cultural, nem elaborou projetos, e por isso perdíamos oportunidades, enquanto outras cidades aproveitavam. O prefeito Daniel acreditou no potencial turístico de Marília, obtivemos o MIT e trabalhamos bastante, porque sabemos que o turismo é o maior gerador de empregos e renda do mundo.”

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM