Clique aqui e consulte nossas políticas.
20 JUL 2022
CULTURA
Festival Internacional Marília em Danças tem grande sucesso de público e de participações
Evento contou com mais de 1.000 bailarinos, 300 coreografias e 40 grupos e escolas de diversas regiões do Brasil e da América Latina e se consolida como um dos maiores do país

O Festival Internacional Marília em Danças 2022, que aconteceu de 12 a 17 de julho, no Teatro Municipal, movimentou o cenário bailarinístico e mais uma vez foi um grande sucesso. As apresentações aconteceram todos os dias, sempre com Teatro lotado.
O evento contemplou todas as linguagens da dança e a cidade de Marília e contou com mais de 1.000 bailarinos, 300 coreografias e 40 grupos e escolas de diversas regiões do país e da América Latina - São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande Sul e Argentina.
O Festival Internacional Marília em Danças é uma parceria entre o Instituto Uirapuru; Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultural; e João Pirahy na Coordenação Artística.
Realizado anualmente no mês de julho, contempla todas as linguagens da dança e está entre os mais importantes do país. As seletivas presenciais para o Festival aconteceram em várias regiões do país e também conta com seletivas por vídeo e Festivais online. Além disso, possui importantes parcerias com Instituições e Companhias Nacionais e Internacionais (Argentina, Portugal e Itália).
O evento contou com renomados nomes da dança do Brasil, Argentina e Portugal, que fizeram parte do corpo de jurados e ministraram diversos workshops. O Festival ainda ofereceu duas oficinas gratuitas: Técnica Masculina e Videodança.
Uma novidade este ano foi a Mostra Internacional de Videodança que aconteceu simultaneamente em vários espaços do Teatro
Para o secretário da Cultura de Marília, André Gomes, o Festival foi realizado com grande êxito. “Do ponto de vista artístico, o festival foi um grande sucesso com números que impressionam. Mais de 1.000 bailarinos de diversas regiões do Brasil e de outros países movimentaram a cidade e participaram em mais de 300 coreografias, consolidando nosso festival como um dos maiores e mais importantes do país”, disse André.
“Outro aspecto importante a ser ressaltado é o turístico, já que a cidade recebeu muitas pessoas durante o Festival, movimentando a rede hoteleira, restaurantes, comércio, entre outros setores produtivos”, completou o secretário.
Segundo Ricardo Gimenez, do Instituto Uirapuru, além das premiações em dinheiro, o Festival selecionou bailarinos para participarem de residências artísticas na Argentina, Portugal e Itália e também selecionará coreografias para importantes Festivais na Argentina e Itália (veja todas as premiações no site oficial do Festival: www.festivaluirapuru.com.br).
“Em nome de toda a Equipe Uirapuru gostaria de agradecer primeiramente ao Sr. André Gomes, secretário municipal da Cultura de Marília, pela confiança e pela parceria e também agradecer à Flávia Vieira em nome de todos os funcionários e trabalhadores da Cultura por todo empenho e dedicação para o sucesso de nosso Festival”, disse Ricardo.
“Quero agradecer em especial a todas as Escolas e Grupos que compareceram em nosso evento e que o nosso objetivo maior tenha sido alcançado; o de proporcionar momentos de efetiva troca de experiências, aprendizado e principalmente de fruição e apreciação da Arte através da Dança. A cada ano o Festival Internacional Marília em Danças se consolida como um importante evento Nacional e agora Internacional e trabalharemos incansavelmente para que a cada edição possamos proporcionar o melhor ambiente para que todos os interessados possam mostrar e compartilhar sua Arte. Viva a Cultura! Viva a Dança!”, finalizou Ricardo Gimenez.

Secretarias Vinculadas
Noticia diretores-e-integrantes-da-associacao-esportiva-e-cultural-okinawa-de-marilia-tem
Há 17 horas
Diretores e integrantes da Associação Esportiva e Cultural Okinawa de Marília têm audiência com o prefeito Daniel Alonso no Paço Municipal