09 SET 2022
Prefeitura anuncia atendimento noturno nas Unidades Básicas de Saúde
Objetivo é desafogar atendimento noturno no PA Sul e na UPA Norte, que funcionam 24 horas
O prefeito Daniel Alonso anunciou oficialmente esta semana que Marília estará iniciando em breve o atendimento noturno nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que passarão a funcionar também das 17h às 23h. Esse 3º turno para atendimento à população será denominado Melhor Horário.

O objetivo da ampliação desse atendimento é desafogar as duas unidades de pronto atendimento – o PA Sul e a UPA Norte -, que funcionam 24 horas, mas que têm grande demanda, principalmente após as 17h quando as unidades de saúde fecham.

O anúncio foi feito pelo chefe do Executivo, ao lado do secretário municipal da Saúde, Dr. Sérgio Nechar. A data de início dessa mudança será definida no início da próxima semana, quando os gestores da Saúde estarão reunidos para que todos os detalhes técnicos sejam acertados.

É certo, porém, que essa reestruturação das UBSs terá início pelo bairro Nova Marília, como explica o prefeito Daniel Alonso. “A UBS Nova Marília será a primeira unidade a iniciar o atendimento até as 23h, mas as demais UBSs também passarão a atender nesse novo horário. A nossa intenção é que tenhamos uma UBS em cada região da cidade funcionando até as 23h”, disse o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Dr. Sérgio Nechar, essas unidades contarão com médico generalista para o atendimento noturno. “Esses médico estão aptos a atender pacientes adultos e também infantis. Com essa mudança, iremos atender as pessoas que trabalham o dia todo e não conseguem ir às unidades de saúde, deixando para o período noturno e, consequentemente, superlotando o PA Sul e a UPA Norte, o que provoca demora no atendimento. O prefeito Daniel nos passou essa necessidade de ampliar o atendimento nas UBSs e estamos acertando os últimos detalhes para que possamos dar início nesse funcionamento até as 23h”, afirmou o secretário.

Esta iniciativa ampliará o acesso da população para atendimento de baixa complexidade (não urgentes), que não configurem risco de vida ou à saúde do usuário de maneira imediata.

A proposta, então, é iniciar o Melhor Horário com um Projeto Piloto na UBS do Nova Marília, expandindo para novas regiões – Chico Mendes, Santa Antonieta, Alto Cafezal e Cascata.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM