14 DEZ 2018
Prefeitura inaugura neste sábado novo “Serviço de Transporte da Saúde”

Antiga “Central de Ambulâncias” funcionará no mesmo local da Subfrota; barracões cobertos para veículos ficam na avenida Nelson Spielmann

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, inaugura neste sábado (15), às 8h, o novo “Serviço de Transporte da Saúde”. Uma breve solenidade com a presença do prefeito Daniel Alonso, secretário municipal Ricardo Mustafá, servidores municipais e convidados marcará o início dos trabalhos no novo espaço.

Com essa conquista, o município desocupa antiga estrutura do Terminal Urbano e amplia a segurança para usuários e servidores, melhora o atendimento pessoal e oferece também condições mais adequadas para a conservação da frota.

O secretário municipal da Saúde, Ricardo Mustafá, destacou o salto de qualidade. “Os serviços que serão gerenciados daqui estavam divididos entre dois locais: a Central de Ambulâncias e a Subfrota. Estamos otimizando recursos e melhorando a eficiência”, disse.

Para o prefeito Daniel Alonso, a medida deve representar economia e maior controle. “É uma melhoria logística, que precisamos comemorar. Há muito tempo a Central estava num local impróprio. Foi necessário um imenso esforço em localizar, negociar e adequar esse imóvel, atendendo as necessidades específicas da Saúde. Os beneficiados são os usuários do serviço e os contribuintes em geral”, destacou.

O amplo conjunto de garagens e a unidade administrativa foram reformados e receberam adequações para a nova finalidade. Os prédios estão localizados na avenida Nelson Spielmann, nos endereços 1.396 e 1.436 (distante cem metros do Corpo de Bombeiros).

A conquista da Saúde contou com o apoio do secretário Vanderlei Dolce (Meio Ambiente e Limpeza Pública), que possui experiência na gestão de espaço para frotas. O município realizou a reforma com mão de obra e recursos próprios, sem a necessidade de licitação e dispendiosa contração de construtora.

SERVIÇO À VIDA

Entre os atendimentos prestados pela Central de Ambulâncias, explica a supervisora, Elaine Paes Sorrilha, está o transporte de pacientes acamados e com mobilidade reduzida para consultas, exames e cirurgias.

Também é feita locomoção para sessões de fisioterapia e outros atendimentos em unidades de reabilitação, além de tratamentos específicos, como hemodiálise e quimioterapia, entre outros.

“É um serviço muito importante, reconhecido pela população. É de suma importância para que os pacientes acamados e com mobilidade reduzida possam ter continuidade em seus atendimentos, nos diferentes momentos e necessidades”, atribui a supervisora.

Já a subfrota, explica Elaine, tem entre suas funções a coleta de sangue e materiais para exames nas unidades de saúde, transporte de profissionais de saúde para atendimento domiciliar, circulação de malotes com documentações, além de outras necessidades administrativas da Saúde.

Faz ainda o transporte de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) em TFD (Tratamento Fora de Domicílio), para outras cidades referência em especialidades, como São Paulo, Jaú, Botucatu, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto.

PRODUTIVIDADE

A Central de Ambulâncias (transportes internos no município) conta atualmente com onze veículos em circulação. São quatro peruas, uma van, um microônibus e cinco ambulâncias, sendo uma de grande porte.

Somente em 2018, de janeiro a outubro, a Central prestou 4.336 atendimentos, sendo os principais retornos de alta hospitalar (2.038), hemodiálise/diálise (812), sessões de fisioterapia (586), consulta médica (248) em Marília.

Já a Subfrota totaliza 55 utilitários e 39 carros distribuídos em diversos setores da saúde. Além dos serviços internos administrativos e assistenciais, o setor atende a população nas viagens de TFD, que podem durar mais de um dia e empregam 18 motoristas.

Diariamente são entre oito e doze saídas de Marília, rumo a Capital do Estado e outras cidades. Em 2018, foram transportadas em média 802 pessoas (entre pacientes e acompanhantes) a cada mês, em 236 viagens.

SERVIÇO

O novo serviço de Transporte da Saúde (Central de Ambulâncias e Subfrota) está localizada na avenida Nelson Spielmann, 1.396 e 1.436. Com a mudança das linhas telefônicas, a orientação é para usuários ou responsáveis comparecerem pessoalmente para agendamento. O número do novo telefone será divulgado em breve.

Fotos: Julio César de Carlis