15 SET 2022
SAÚDE
Com apoio do Rotary a Secretária da Saúde realiza vacinação nas escolas infantis privadas
Numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Marília, os oito clubes rotários marilienses, do Distrito 4510 do Rotary International, estão estimulando a vacinação das crianças matriculadas nas escolas de educação infantil da rede privada da cidade.

A proposta é levar os imunizantes às escolas que reúnam as crianças aptas para serem vacinadas. “Na rede pública existe lei municipal que obriga os pais a apresentarem a carteira de vacinação”, lembrou a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a empresária Marta Raphael Azevedo, proprietária de uma escola de educação infantil.

“Com esta parceria, sete escolas aceitaram, inicialmente, levar as vacinas até as crianças”, disse, Ela propôs o sistema de rodízio entre os estabelecimentos de ensino privados. “Somente na primeira escola foram 32 crianças vacinadas e com a carteira de vacinação atualizada, inclusive contra a paralisia infantil”, enfatizou Marta.

A primeira escola a receber a equipe de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde de Marília foi a Tia Marta. Na sequência os agentes de saúde estiveram na Escola Mamãe Coruja. Depois será a vez da Escola Meu Cantinho, quando posteriormente as crianças da Escola Ser e Saber também receberão as vacinas. A Escola Cativar também fará parte desta campanha, o mesmo acontecendo com a Escola CNI. A Escola Jardim Encantado também receberá a visita da equipe da secretaria municipal, ainda neste mês de setembro.

“Estamos seguindo todos os protocolos de vacinação, com as devidas autorizações dos pais e, além disso, fazendo um trabalho de conscientização em favor de todas as vacinas”, afirmou Marta Raphael Azevedo, que pretende ampliar esta relação de escolas. “Outras escolas estão estudando formas de viabilização e vamos verificar a necessidade de realizar na rede pública, também”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro. Ela tomou conhecimento também que algumas crianças não estão com a carteira de vacinação em dia na rede pública municipal e estadual.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

“As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento", disse a enfermeira Juliana Carvalho Bortoleto Gomes, da Secretaria Municipal da Saúde de Marília. “As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade”, explicou.

Para o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Sérgio Nechar, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. “A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980”, lembrou. “E os rotarianos estão nos ajudando de forma substancial, colaborando com a elevação do índice vacinal”, elogiou o dirigente municipal que tem participado das reuniões e das atividades desenvolvidas pelos presidentes dos clubes rotários da cidade de Marília.