19 OUT 2022
DIREITOS HUMANOS
Secretaria de Direitos Humanos adere ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Marília assinou o termo de adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR junto ao Governo Federal.

O principal impacto é a participação e o comprometimento com a pauta étnico-racial, através da ação conjunta do órgão com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial inserido na Rede-SINAPIR, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos.

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é o órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que tem a responsabilidade pela pauta étnico-racial, tanto com o Departamento de Políticas Étnico-Raciais - DIPER, que está à disposição para auxiliar e apoiar no desenvolvimento das políticas públicas de igualdade racial no município, e do Departamento de Monitoramento de Políticas Étnico-Raciais - DIMOPE, que tem a atribuição de articular, coordenar, avaliar e acompanhar a implementação e o desenvolvimento do SINAPIR.

“Queremos que as comunidades de diferentes etnias, em parceria com o Conselho da Igualdade Racial, tenham maior representatividade, para nos inspirarem na criação de mais políticas públicas, a fim de promover a igualdade racial”. disse o prefeito Daniel Alonso.

“Como secretário de Direitos Humanos, sinto-me honrado e satisfeito em assinar, junto com o prefeito Daniel Alonso, essa importante adesão ao SINAPIR, para que possamos ter um melhor direcionamento, e assim programarmos mais políticas públicas em prol da igualdade racial em nossa cidade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos Wilson Damasceno.

O vereador Ivan Negão, como representante da causa étnico-racial na Câmara Municipal, apoia a iniciativa e vem somar nessa parceria: “A promoção da igualdade racial é uma das minhas prioridades, já passou do tempo da pauta étnico-racial ser trabalhada com maior seriedade e competência em nossa cidade. Com a adesão ao SINAPIR temos a oportunidade de avançarmos qualitativamente em direção à instrumentalização das nossas ações, nos permitindo atuar de maneira mais assertiva”, disse o Vereador.

“Estou satisfeita por dispormos desse grande mérito, que foi a adesão ao SINAPIR. Com isso temos a certeza de que o poder público está disposto a investir em projetos a fim de promover a igualdade racial em nosso município”, afirmou Marilis Machado, presidente do Conselho da Igualdade Racial.

Marília foi escolhida para receber um treinamento de 14 (quatorze) horas, sobre o sistema SINAPIR, e para isso virá um Consultor do programa vinculado à ONU – Organização das Nações Unidas, para capacitação de conselheiros e membros da sociedade civil. O treinamento será no auditório da Prefeitura, durante os dias 25 e 26 de outubro, das 8h às 17h.

Serão 40 vagas - 20 para pessoas vinculadas a conselhos e 20 para os demais cidadãos. As inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira, dia 20 de outubro, pelo telefone da Secretaria de Direitos Humanos (14) 3402-4411, com a coordenadora Juliana Rocha.

O responsável pela capacitação será Felipe Fontana, Cientista Social, Doutor em Ciência Política, Historiador, Pedagogo, Técnico em Gestão Pública e Pós-Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática: “O objetivo é institucionalizar a política de igualdade racial e de enfrentamento ao racismo em todo o Brasil. Com estas intenções, me direciono para Marília, evidenciando assim a necessidade de construir um panorama diagnóstico local acerca das ações de promoção da igualdade racial e evidenciar instrumentos de ação pautados na transversalização e no uso de fontes informacionais de dados capazes de fortalecer as políticas públicas locais de promoção da igualdade racial e as relações que o ente federado estabelece com a SINAPIR-MMFDH”, disse Felipe Fontana.

Versão do Sistema: 3.2.10 - 11/01/2023