02 DEZ 2022
Secretaria Municipal da Saúde faz ações de combate à Aids e outras DSTs
Mobilização faz parte da campanha do Dezembro Vermelho, que chama atenção para a prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas.
A Secretaria Municipal da Saúde vai promover durante o mês de dezembro uma série de ações voltadas ao combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).
A mobilização faz parte do Dezembro Vermelho, campanha que chama atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV, causador da Aids. O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi celebrado nesta quinta-feira (1).
No Brasil, a luta tem como objetivo assegurar os direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus ou a doença, assistir e proteger aquelas que foram expostas ao vírus e promover eventos voltados à conscientização sobre o tema.
Os exames de rotina são fundamentais para diagnosticar o HIV ainda no início, uma vez que alguns dos sintomas iniciais da doença podem ser facilmente confundidos com dores de garganta e de cabeça, febre constante, dores musculares, calafrios e mal-estar. Em alguns casos, os indícios podem até mesmo nunca se manifestar.
Além da HIV, boa parte das doenças graves podem ser diagnosticadas com exames de rotina. Alterações nos resultados são formas do organismo demonstrar que algo não está funcionando como deveria.

As testagens acontecem neste sábado (3), na rua Sergipe esquina com a Av. Nelson Spilmam, das 8h às 14h.
De acordo com a secretaria de Saúde, o objetivo da campanha é testar pessoas sexualmente ativas, principalmente as que nunca realizaram o teste de HIV e Sífilis.

Os testes para detecção precoce de HIV , Hepatites B e C e Sífilis também podem ser feitos de segunda à quinta nas Unidades de Saúde e no SAE – o SAE fica na rua 7 de Setembro, 793, com telefone 3413-7421.