17 FEV 2023
Prova pedestre Dermânio da Silva Lima volta a ser realizada depois de 25 anos
A corrida de rua mais tradicional de Marília terá organização da AMEI, Prefeitura e Cronocorridas

Você já deve ter passado em frente ao Abreuzão e se perguntado quem é a personalidade que ganhou um busto na praça em frente ao estádio municipal e quais foram seus feitos para receber tamanha honraria?

Pois bem, essa personalidade é Dermânio da Silva Lima, nascido em 17 de maio de 1916. Foi um grande atleta de Marília nos anos de 40 e 50. Além de atleta, Dermânio era piloto de avião comercial e, foi num acidente aéreo no Campo de Marte em São Paulo no dia 19 de abril de 1959 que, aos 42 anos, de forma precoce, deixou-nos.

Depois de 25 anos, a Prova Pedestre Dermânio da Silva Lima está de volta de forma presencial, agora com caráter beneficente, sendo realizada pela Associação Mariliense de Esportes Inclusivos(AMEI), Cronocorridas e pela Prefeitura de Marília, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

O retorno dessa importante prova, resgata a memorável história de um atleta que acabou esquecido pelo tempo, corrige esse terrível erro de deixar cair no esquecimento um dos primeiros grandes nomes do esporte mariliense. Permitirá que muitas pessoas passem a conhecer esse importante atleta da nossa cidade, dando a essa nova geração, principalmente de atletas, a oportunidade de conhecer aquele que nos anos 30, 40 e 50 percorreu as ruas e avenidas de Marília com muito amor e dedicação.

As inscrições devem ser feitas através do site https://cronocorridas.com.br/event/33a-prova-pedestre-dermanio-da-silva-lima, tendo um investimento de R$ 65,50 mais 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao Fundo Social de Marília a devem ser entregues na retirada dos kits.

O retorno deste importante evento para história da cidade de Marília, já conta com o apoio de La Musetta, Duarte Sports e UNIMAR, outras empresas já demonstraram interesse em apoiar a volta da corrida e estão em fase de negociação.

QUEM FOI DERMÂNIO DA SILVA LIMA?

Dermânio foi o filho primogênito da família Silva Lima, e aos 24 anos com o falecimento de seu pai, assumiu responsabilidade de manter a união e o bem-estar da família, principalmente dar a devida atenção à educação das irmãs mais novas.

Em sua biografia, escrita por seu sobrinho e “xará” Dermânio Lima Ribeiro, conta que desde a adolescência Dermânio apresentava aptidão pelo atletismo, mas foi somente 1936, aos 20 anos, que ele tomou gosto pelas corridas de “fundo” (acima de 5km). Com seu talento nato, no mesmo ano decidiu participar da sua primeira corrida, a Volta de Marília, realizada em 15 de novembro de 1936 e para surpresa de todos ganhou a prova logo na sua estreia.

Com o feito realizado, passou a se dedicar ainda mais aos treinamentos e construiu uma brilhante carreira. Dermânio foi colecionador de títulos, mas o auge de sua carreira esportiva foi em 1946, quando conquistou o título de campeão e o recorde brasileiro nos 3.000 metros rasos na cidade de Porto Alegre-RS, além de vencer a São Silvestre na categoria interior.

Em 1947, convocado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) para as seletivas, conseguiu representar o Brasil no Sul-Americano de atletismo no Chile, sagrando-se vice-campeão. No mesmo ano, chegou a ocupar o 3º lugar entre os 10 melhores atletas do Brasil.

Em 1950, após inúmeros títulos e conquistas, Dermânio da Sila Lima decide se aposentar aos 34 anos, informando em uma entrevista exclusiva ao Jornal Gazeta Esportiva de São Paulo, que sua última prova seria a XXVI edição da Corrida Internacional da São Silvestre. Na noite do dia 31 de dezembro daquele ano, o mariliense fez uma corrida notável, esbanjou ótimo desempenho durante todo o percurso dos 7.300 metros, e com muita tranquilidade, cruzou pela última vez a linha de chegada e, como muitas vezes durante sua carreira, em primeiro lugar.

Sua morte foi no dia 19 de abril de 1959, onde pilotava um avião monomotor Beechacraft Bonanza de prefixo PP-DVB saindo do Campo de Marte com destino à cidade de Tupã, onde levaria um perito da engenharia e Polícia Técnica de São Paulo.

Alguns meses após sua morte a “Edilidade” mariliense da época fez uma homenagem ao grande esportista. Deram o nome dele a uma rua na bairro Vila Nova, zona norte da cidade.

Em 1960, nas festividades da cidade, foi promovida pela Comissão Central de Esportes a primeira edição da Prova Pedestre “Dermânio da Silva Lima” e se consolidou após receber o apoio das autoridades marilienses logo na sua 1ª edição, onde ficou oficializado que esta prova Pedestre seria sempre realizada no mês em que se comemora o aniversário da cidade de Marília, pela gratidão ao filho da terra que sempre levou para todos os cantos do Brasil o nome da cidade de Marília em seu peito.

Infelizmente, por motivos desconhecidos, a Prova Pedestre Dermânio da Silva Lima foi interrompida a partir de 1996 pelas autoridades da época, porém estará de volta este ano, sendo realizado no dia 2 de abril, a partir das 7h30, na Avenidas das Esmeraldas.

É importante lembrar que em 1962 foi inaugurado um monumento com seu busto na Avenida Vicente Ferreira, em frente ao Estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão.