17 MAR 2023
SAÚDE
PROTEÇÃO Marília entra na 3ª e 4ª fases da vacinação bivalente contra covid-19 a partir do dia 20
Todas as unidades de saúde que formam a rede básica estarão aplicando a dose em gestantes e trabalhadores da saúde
Marília amplia a partir desta segunda-feira, dia 20 de março, a rede de proteção de sua gente contra o coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde, por determinação do secretário-adjunto e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira e do prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso, dará início a 3ª e 4ª fases da campanha de vacinação bivalente. “Estaremos imunizando as gestantes e puérperas - até 45 dias pós parto -, bem como todos as trabalhadoras e trabalhadores da saúde”, informou Dr Osvaldo.

O prefeito municipal Daniel Alonso reiterou a relevância do programa nacional de imunização e a essencialidade da vacina no enfrentamento da covid-19. “Importante que o público prioritário destas duas novas fases, 3ª e 4ª fases, procurem a dose no posto de saúde mais perto de sua casa”, salientou. Conforme informou o prefeito Daniel Alonso, Marília está abastecida com doses vindas tanto do Ministério da Saúde, quanto do Governo do Estado de São Paulo. “Peço que as famílias procurem se informar sobre o ciclo vacinal de seus idosos, pois temos doses disponíveis para a imunização contra o vírus da covid-19 que tanta tristeza nos vem causando desde o ano de 2020”, observou o prefeito.

A enfermeira Flávia Bueno Pelozo, da sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que idosos com 60 anos ou mais continuam prioritários nesta frente de imunização. “Quanto ao público com menos de 60 anos, como as pessoas na faixa etária dos 50 anos, estaremos analisando a possibilidade de incluir a vacinação na próxima semana. Tudo dependerá do andamento destas duas fases da campanha”, explicou . Desde o início da vacinação bivalente em Marília - em 27 de fevereiro - até sexta-feira, dia 17 de março, as equipes das unidades aplicaram quase 9 mil doses - foram 8.858 vacinas. “Idosos acima de 60 anos representam a maior parte dos imunizados, foram 8.584 vacinados. Imunossuprimidos e pessoas vivendo em instituições de longa permanência, bem como os seus trabalhadores, por sua vez, foram 274 atendidos”, detalhou a enfermeira Flávia Bueno Pelozo.

O Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo enviaram até agora, mais de 26,7 mil doses da bivalente para Marília, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (26.748 doses, exatamente). A imunização de gestantes e puérperas, bem como dos trabalhadores da saúde, começa na segunda-feira, dia 20 de março, em todas as unidades.

A dose bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 - o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5. Importante salientar que para receber a dose de reforço bivalente a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de 4 meses da última dose. “A vacina é segura e graças à imunização estamos vencendo a covid-19”, concluiu o prefeito Daniel.