03 ABR 2023
SAÚDE
Sorria Marília explode em criatividade levando orientações dos cuidados bucais às crianças
Programa está em sua 21ª edição e cumpre com excelência o papel de estimular as crianças a cuidar da saúde bucal, de maneira lúdica e alegre
Após uma semana intensa de atividades educativas voltadas para a temática de saúde bucal, o Programa Sorria Marília, iniciativa da Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde e da Educação, abre a agenda de ações bucais preventivas nos espaços escolares.

O Sorria Marília, em sua 21ª edição, vem cumprindo com excelência o papel de estimular as crianças a cuidar da saúde bucal, de maneira lúdica e alegre.

Entre palestras, filmes e desenhos, apresentações musicais, teatros de fantoches, bruxas, mágicos e fadas, os Cirurgiões-dentistas e Auxiliares de Saúde Bucal, junto com agentes comunitários de saúde, professores e outros profissionais da saúde, passam a mensagem da importância de cuidar dos dentes, com instruções de higiene e alimentação.

Após três anos suspensa pela pandemia da Covid-19, o Sorria Marília retoma com criatividade as ações de prevenção e promoção à saúde, por meio de grande mobilização da rede de Atenção Básica à Saúde (UBSs e UFSs), em sólida parceria com a Rede Municipal de Ensino (EMEIs e EMEFs).

Esse ano, além dos mascotes – os dentes Alvinho e Clarinha – a campanha ganha mais um personagem, a Fada dos Dentes, uma ideia implantada há alguns anos por uma Cirurgiã-dentista da rede e, devido ao sucesso com as crianças, agora aumenta oficialmente a turminha do Sorria Marília.

O secretário adjunto da Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, destacou a presença dos mascotes que abrilhantam a campanha e a importância das atividades. "Ações assim ficam marcadas na memória das crianças, principalmente quando realizadas de maneira lúdica e participativa. Nossos profissionais estão de parabéns pelo envolvimento”.

Além dos profissionais da saúde, há também que se destacar o trabalho dos professores, que acolheram a temática e desenvolveram inúmeras atividades com as crianças durante a semana.

Milena Guerreiro Marini, cirurgiã-dentista encarregada da Saúde Bucal no município, elogia o resultado da campanha e reforça a importância da parceria com a Educação. “A escola tem um papel admirável na influência de comportamentos favoráveis à saúde, por isso primamos tanto por essa parceria”. E complementa: “nossos cirurgiões-dentistas, ASBs e as equipe de saúde da Atenção Básica realizaram um lindo trabalho, com desenvoltura, inovação e muita alegria”, afirmou Dra. Milena.

Após o Sorria Marília, dando continuidade ao Programa de Prevenção Bucal nas escolas, estão previstos os procedimentos de escovação bucal supervisionada no decorrer do ano letivo, visto como a concretização do aprendizado com aplicação prática das questões abordadas durante a campanha.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024