Clique aqui e consulte nossas políticas.
13 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Emef ‘Professora Sofia Teixeira’ desperta a criatividade e promove a curiosidade literária de alunos durante ‘Hora do Conto’
Localizada no Jardim Montana, maior escola da rede municipal de ensino promoveu aproximação de autor com público-leitor em evento aguardado pela comunidade escolar
Realizada na segunda-feira, dia 10 de abril, a ‘Hora do Conto’ aproximou o autor do livro infantil ‘Contos de sapo’ e os estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Sofia Teixeira Barbosa’, localizada no Jardim Montana e considerada a maior unidade escolar da rede municipal de educação. Escrito pelo educador Helter Rogério Bochi, ‘Contos de sapo’ tem ilustração da artista plástica Glair Arruda. A obra conta a trajetória de um sapo para lá de galanteador, que sempre usa o seu charme e seus dotes reais para ganhar alguns beijinhos por aí.

“A ‘Hora do Conto’ teve a brilhante participação do escritor Helter Bochi, que estava sendo muito aguardado pelos nossos alunos e foi recebido com muita honra”, informou a diretora da Emef ‘Professora Sofia’, Nilcéia Coelho dos Santos. A expectativa se deu em virtude ao trabalho realizado pelo 3º ano D, da professora Marcilene Cristina dos Santos. A educadora desenvolveu com os estudantes o projeto ‘Viajando no mundo da leitura’, que teve como ponto de partida a obra literária ‘Contos de sapo’. O livro conta e recria com os leitores um dos enredos mais famosos dos tradicionais contos de fada. “A visita tão esperada do autor do livro, o professor Helter, então secretário municipal da Educação de Marília - causou grande alegria aos estudantes por terem a oportunidade de conhecer, pessoalmente, um escritor”, contextualizou a diretora.

Para a comunidade escolar, na avaliação da diretora Nilcéia Coelho dos Santos, o momento consistiu numa experiência muito enriquecedora, pois o autor desenvolveu com as crianças a contação da história de outro livro de sua autoria: ‘Conversa entre madrastas’. Os estudantes ouviram atentos e participaram ativamente deste momento de contação, demonstrando interesse em literatura, curiosidade e criatividade.

Ao término da contação, o escritor autografou exemplares de ‘Contos de sapo’ e foi entrevistado pelos estudantes. “Uma oportunidade extremamente rica, em que os alunos fizeram diversas perguntas e várias observações relativas aos dois livros estudados”, comentou a diretora. A proximidade dos estudantes com um autor, conforme revelou a professora Nilcéia Coelho dos Santos, estimulou nas crianças o desejo de um dia se tornarem escritores. “A Emef Professora Sofia Teixeira Barbosa sentiu-se lisonjeada com a presença ilustre do escritor Helter, que prontamente reservou em sua agenda um momento para atender ao pedido dos nossos estudantes. Esta visita incentivou a vontade dos alunos em também tornarem-se escritores e agora aguardamos os frutos que continuarão sendo colhidos”, concluiu a diretora da escola.

Fotos: Divulgação

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília