19 ABR 2023
Exposição de Ikebana será umas das trações da Japan Fest
Evento começa nesta quinta-feira, dia 20, em Marília
Após um intervalo de três anos, em virtude das medidas de prevenção à Covid-19, a exposição de Ikebana será novamente um dos destaques da 20ª edição da tradicional Japan Fest, na sede campestre do Nikkey, em Marília. O evento começa nesta quinta-feira (dia 20) e prossegue até domingo (23), com inúmeras atrações ao público.

O Ikebana, que significa flores vivas, é a arte milenar japonesa de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismo preestabelecidos. Em Marília, o trabalho é coordenado pela professora Sensei Maísa Ayako Komatsu que está completando 86 anos.
“A arte do Ikebana é delicada, complexa e igualmente prazerosa. Harmonizar os arranjos envolvendo folhagens, flores, galhos e outros elementos requer estudo, habilidade, disciplina, serenidade e um grande respeito pela natureza”, afirma a professora Maísa.

Com objetivo de apresentar um pouco sobre essa história da cultura japonesa, contribuindo para o enriquecimento da cultura brasileira, é realizada a tradicional Exposição de Ikebana em sua 36ª edição que será inaugurada oficialmente na sexta-feira (dia 21), às 18h.

A mostra começou antes mesmo da própria Japan Fest e se tornou um dos eventos culturais mais importantes. Atualmenteé coordenada pelas alunas da professora Maísa: Angélica Tiemi Syguedomi, Alice Akiko Narazaki, Tereza Sato e Celina Akiko Hara Okaji.

Neste ano, o pavilhão, onde é realizado o evento, terá outras atrações ao público, como exposição de Bonsai (inclusive os expositores realizando demonstrações), cerâmica, origamis, entre outras mostras.

Muitas atrações ao público

Considerado um dos maiores do país nesse segmento, a Japan Fest faz parte das comemorações do aniversário da cidade e do calendário de eventos do Estado de São Paulo.

Trata-se de uma iniciativa da TV TEM, com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (através do PROAC/ICMS) Dori Alimentos e Supermercados Kawakami, da Prefeitura Municipal, com organização do Nikkey Marilia.

A montagem do recinto segue em ritmo acelerado. Apenas as tendas destinadas às entidades assistenciais ligadas à gastronomia, vão ocupar uma área totalmente asfaltada e coberta de 10 mil metros quadrados. Isso sem falar nas tendas individuais, destinadas ao setor comercial, visando a exposição dos produtos.

A exemplo dos anos anteriores, o evento deve receber mais de 60 mil visitantes até domingo (23 de abril). A programação é variada com música, exposições culturais e de empresas, além da tradicional gastronomia, Miss Nikkey, espaço rural, artesanato, atividades culturais e oficinas.

A entrada será gratuita, mas haverá a tradicional campanha de arrecadação de um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

Parque de exposições

Neste ano, uma das novidades será o período de permanência do parque de diversões Vitinho Park, considerado um dos melhores do país.

Devido ao sucesso dos anos anteriores com grande público, a comissão organizadora definiu que vai permanecer na sede campestre do Nikkey durante sete dias (de 20 a 26 de abril), ou seja, o público poderá se divertir nas atrações por um período maior do que a realização do evento.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024