20 ABR 2023
DAEM
EMDURB
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com amplo apoio da Prefeitura de Marília, 20ª edição do Japan Fest começa nesta 5ª
Secretarias da Cultura, Administração, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Emdurb, Daem e Codemar garantem a estrutura do evento
A 20ª edição do Japan Fest, que começa nesta quinta-feira, dia 20 de abril e segue até o próximo domingo, dia 23, conta, mais uma vez, com amplo apoio estrutural, organizacional e logístico da Prefeitura Municipal de Marília. Em um trabalho sincronizado, incluindo esforços de servidores de ao menos oito repartições municipais diferentes, o Japan Fest é uma celebração do calendário oficial do 94º aniversário de Marília. O evento também integra o calendário oficial do Estado de São Paulo. A infraestrutura e a organização tem apoio da Prefeitura Municipal de Marília, através das seguintes secretarias e órgãos municipais: Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal da Cultura, Administração Municipal, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília). Com entrada gratuita, a organização sugere aos visitantes e turistas a doação espontânea de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada para as famílias carentes cadastradas pelo Fundo Municipal de Solidariedade.

“A Prefeitura de Marília sempre auxiliou a comissão organizadora do Japan Fest, evento de iniciativa da TV TEM e organizado pelo Nikkey Marília que tem apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo - através do incentivo Proac ICMS”, disse o secretário municipal de Cultura, André Gomes. A indústria Dori Alimentos e o Supermercados Kawakami também patrocinam a festa. O Japan Fest é considerado uma das maiores festas da comunidade japonesa do Brasil. Tendas destinadas às entidades assistenciais com opções gastronômicas vão ocupar uma área totalmente asfaltada e coberta, abrangendo 10 mil metros quadrados. Haverá tendas individuais, destinadas ao setor comercial, visando a exposição de produtos. A organização espera reunir mais de 60 mil visitantes até domingo, dia 23. A programação é variada, com música, dança, coral, exposições culturais e de empresas, além da tradicional gastronomia, concurso de beleza Miss Nikkey, espaço rural, artesanato, atividades culturais, oficinas e palestras.

Após um intervalo de três anos, em virtude das medidas de prevenção a covid-19, a exposição de ikebana está de volta e será um dos destaques do 20º Japan Fest. A mostra de ikebana, que está em sua 36ª edição, será coordenada pela sensei Maísa Komatsu e será aberta nesta sexta-feira, dia 21, às 18 horas.

Estrutura e logística

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, destacou que a Prefeitura de Marília é parceira estratégica e essencial para a realização do evento e viabilização de toda a programação, incluindo atrações culturais. “O Município, por exemplo, ficou responsável pelos shows das cantoras Bruna Gonçalves e Jaci Furquim, por exemplo”, informou. A participação especial dos músicos do Projeto Guri de Marília também está tendo apoio logístico e de transporte da Secretaria Municipal da Cultura. Aliás, dois servidores municipais da pasta estarão auxiliando a comissão organizadora durante os dias de evento, de quinta a domingo.

A infraestrutura, incluindo iluminação, som, cobertura fotográfica e filmagens, geradores, bem como zeladoria, fiscalização, pavimentação e ambulância de suporte, contam com o auxílio das seguintes Secretarias Municipais e órgãos públicos: Cultura, Daem, Limpeza Pública, Emdurb (auxílio na fluidez e organização do trânsito), Administração Municipal, Codemar, Saúde, Esporte, Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e Fundo Social de Solidariedade. “O Japan Fest é a festa da família mariliense que enaltece tanto os esforços da comunidade japonesa pelo progresso de Marília, quanto as conquistas atuais de toda a nossa cidade, pois acontece no mês de aniversário. Parabéns Marília pelos 94 anos e desejo a todos uma ótima programação”, destacou o prefeito Daniel Alonso.

Atrações

Alguns dos destaques na programação musical ficam por conta da cantora Bruna Gonçalves, que se apresenta na sexta-feira, dia 21, das 22h, e Jaci Furquim e Cartola Branca, sábado, dia 22, às 22h30. O Vitinho Park, considerado um dos melhores parques de diversão do Brasil, está instalado na sede campestre do Nikkey Clube, na zona Norte de Marília. Devido ao sucesso dos anos anteriores, com grande público, a comissão organizadora do 20º Japan Fest definiu que o parque permanecerá durante uma semana, de 20 a 27 de abril.

A cerimônia oficial de abertura da festa está programada para acontecer nesta sexta-feira, dia 21 de abril, a partir das 20 horas. A sede campestre do Nikkey Clube fica na avenida Benedito Alves Delfino, nº 2.850.