27 ABR 2023
EMDURB
Campanha ‘Maio Amarelo’, voltada à prevenção de acidentes, será aberta dia 2 pela Emdurb na avenida das Esmeraldas
Movimento visa prevenção de mortes no trânsito de Marília
A campanha ‘Maio Amarelo 2023’ com ações de prevenção no trânsito será aberta pela Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília) no dia 2 de maio de 2023, terça-feira da próxima semana, às 9 horas, em durante solenidade programada para acontecer na Praça da Emdurb, localizada na avenida das Esmeraldas, n.º 5. “A proposta da iniciativa é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito”, informou o diretor-presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça.

“O trânsito, tragicamente, mata. Junto com a tragédia da morte, na maioria dos casos, vem a tragédia da sequela. Pedestres perdem braços, perdem pernas e vêem suas vidas restritas a uma cama ou a uma cadeira de rodas, o que é realmente muito, mas muito triste”, ressaltou Fogaça. Dados obtidos pela Empresa de Mobilidade Urbana de Marília junto ao Centro de Reabilitação ‘Lucy Montoro’ de Marília, em 2022 mostram que 5% dos pacientes atendidos pelo ambulatório especializado em reabilitar pessoas que perderam membros foram vítimas de acidentes de trânsito.   Os dados impressionam, pois entre os acidentes que mais proporcionam sequelados, prevalecem as colisões, com 74% dos casos, seguido de atropelamento, com quase 20% dos pacientes do ‘Lucy Montoro’. Os pacientes apresentam três tipos de sequelas físicas: traumas cranianos, lesão medular e amputações. Entre elas, a lesão medular é a que apresenta maior prevalência, com 50% dos casos. As amputações, por sua vez, respondem por 33%, enquanto os traumas cranianos 17%.

“Os acidentes de trânsito, conforme nos foi relatado pelo ‘Lucy Montoro’ resultam em grandes incapacidades e como consequência geram necessidade de reabilitação de alta complexidade para retorno dos pacientes às atividades cotidianos e no resgate de sua qualidade de vida”, observou o diretor-presidente da Emdurb. A programação de eventos e ações preventivas da campanha ‘Maio Amarelo 2023’ começam no próximo dia 2 e segue até 31 de maio, quando haverá o encerramento das atividades no Paço Municipal, a partir das 8 horas.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. “A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, despertar o engajamento de pessoas em ações que propagam o conhecimento e a prevenção”, considerou o diretor-presidente da Emdurb.

Tema e programação

O tema da campanha neste ano é ‘No Trânsito Escolha a Vida’. Depois da abertura, no dia 2, a programação seguirá da seguinte forma: 3 de maio palestra da Polícia Rodoviária Federal na Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), às 19:30h, 9 de maio ação multa moral, na avenida Sampaio Vidal, às 9h, 21 de maio ação na praça da Emdurb com a cidade mirim, às 9h, 29 de maio ação multa moral na avenida Sampaio Vidal, às 9h e 31 de maio encerramento no segundo andar do Paço Municipal. Novas ações serão incluídas e o calendário do ‘Maio Amarelo 2023’ estará disponível no site oficial da Emdurb, www.emdurbmarilia.com.br.