04 MAI 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Sítio Olho D’Água promove 4ª edição da ‘Festa na Roça’ domingo, dia 7
Evento conta com mais de 40 expositores em 2023 e entrada é a doação de 1 quilo de alimento não perecível em prol de entidades assistenciais da cidade
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília, através das Secretarias Municipais de Cultura e Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o Sítio Olho D’Água - localizado no distrito de Padre Nóbrega - promoverá a 4ª edição da ‘Festa na Roça’, no próximo domingo, dia 7 de maio, das 10h às 18 horas. O evento terá diversas atrações e gastronomia típica, além do café Dona Santina e artesanato. A entrada será doação voluntária de 1 quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será repassada ao Fundo Social de Marília, que encaminhará às entidades assistenciais e famílias cadastradas.

De acordo com as informações da produtora rural Santina Imaculada Bonini Pardo, proprietária do Sítio Olho D’Água e organizadora da 4ª Festa na Roça, edição Marília, a expectativa é receber mais de duas mil pessoas no próximo domingo, dia 7. “A Festa na Roça na cidade aconteceu pela primeira vez em 2020 como prova de conclusão do Programa de Turismo Rural, oferecido pelo Fetaesp/Senar (Sindicato Rural de Marília). Juntamente com os alunos formandos do curso e a professora Graziella Grecco, com o apoio da Prefeitura de Marília e do vereador Marcos Rezende (PSD) - à época, presidente do Poder Legislativo de Marília - montamos no Sítio Olho D’Água a primeira edição em Marília, repetindo o sucesso daquilo que já havia acontecido em edições anteriores nos municípios de Tupã e Bastos. Na época, tivemos 30 expositores, entre alimentação, artesanato e feira”, detalhou.

Em 2023, o Café Dona Santina – produzido no Sítio Olho D’Água –, celebra 20 anos de torrefação e história. “Em 2001, a Família Bonini Pardo decidiu plantar uma pequena lavoura no sítio, no distrito de Padre Nóbrega, distante 7 quilômetros do centro de Marília. Nascia ali um sonho, um desejo de cultivar e produzir grãos selecionados, colhidos um a um, retomando processos de manejo artesanal, desde o plantio, a colheita, a secagem, respeitando o tempo de ‘cura e maturação’, até a arte da torrefação. Esses 20 anos de existência se caracterizaram pela constante disposição em aprender para fazer”, contou Santina Imaculada, esposa de Maier Pardo, patriarca que inaugurou o reconhecimento de seu trabalho no ramo de café.

Na primeira colheita, o café Dona Santina recebeu o Prêmio Aldir Alves Teixeira no 2º Concurso Estadual de Qualidade do Café em São Paulo, com café de seca natural. Na segunda colheita, foi finalista da fase estadual do 3º Concurso de Qualidade do Café em São Paulo - Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, com café cereja descascado. “Daí por diante a produção do Sítio Olho D’Água, de Padre Nóbrega, continuou se destacando nos concursos regionais e passou a ser referência para muitas reportagens e publicações em diferentes vias de comunicação, representando o município de Marília”, complementou Santina.

Ensino e projetos

O Sítio Olho D’Água atua ainda como parceiro do ensino e de projetos sobre cafeicultura, no aperfeiçoamento, desenvolvimento e experimentação de conhecimentos na área, abrangendo instituições como Fatec, Etec e Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios). Os alunos do curso de Alimentos da Fatec de Marília, por exemplo, podem fazer estágios profissionalizantes no sítio, com todo suporte empírico-científico-tecnológico. A Festa na Roça deste ano contará com praça de alimentação multicultural com pratos variados, preparados com todo cuidado, seguindo receitas particulares (cozinhas brasileira, egípcia, japonesa e mediterrânea), e a “Rua das Sobremesas” junto com a cafeteria e suas guloseimas para o café da tarde. “Também teremos espaço para os artesãos, o ‘Caminho da Feirinha’, com pequenos produtores, o ‘Canto das Ciências e Tecnologias’, com projetos de abelhas sem ferrão, defesa ambiental, manejo da fauna e projetos universitários, e música ao vivo. Ao todo, são mais de 40 expositores”, concluiu a organizadora.

Aquecimento do setor turístico

Conforme destacou o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, o evento movimentará o setor turístico, pois atrairá público de toda região de Marília. Da mesma forma, aquecerá a economia local com o artesanato e praça de alimentação. “Agradeço a dona Santina pela parceria e por ter cedido o espaço do sítio para a realização de mais uma Festa na Roça, que também tem o apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo). Sem dúvidas, será um sucesso”, comentou.

Localização

O Sítio Olho D’Água fica localizado na rua Rosa Luiza de Jesus, sem número, no bairro Maracá, ao lado do distrito de Padre Nóbrega. Mais informações podem ser obtidas pelos perfis de Instagram: @turismomarilia e @cafedonasantina.