08 MAI 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília libera a partir desta terça-feira, dia 9, vacina contra a Influenza para todas as pessoas
Município está com baixa cobertura vacinal contra a gripe e agora a Trivalente será disponibilizada para toda a população
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informou no início da tarde desta segunda-feira, dia 8 de maio, que estará liberando a partir desta terça-feira, dia 9 de maio, a vacina contra a Influenza (gripe) para toda a população.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), promovida pelo Ministério da Saúde, teve início no último dia 10 de abril e a expectativa era atender os grupos prioritários até o próximo dia 31 de maio. Porém, devido à baixa cobertura vacinal, muitas cidades já estão liberando para todas as pessoas.

Em Marília, por exemplo, do público alvo total de 101.938 pessoas, a cobertura vacinal está muito abaixo do esperado – na média geral, apenas 18,74% desse público foi imunizado. Diante disso, a decisão de liberar a vacina contra a Influenza chamada Trivalente foi tomada no início da tarde, após reunião da equipe técnica da Vigilância Epidemiológica/Sala de Vacina Central.

A supervisora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, informou que nesta terça-feira (9) as 52 unidades de saúde do município já estarão vacinando toda a população.

“Precisamos aumentar esse índice de cobertura vacinal contra a Influenza, pois estamos na época do ano em que as gripes e resfriados são mais constantes. E a vacina é totalmente segura e eficaz, sendo sempre a melhor prevenção. Por isso, solicitamos que a população em geral procure uma unidade de saúde para se vacinar”, disse Juliana.

As unidades de saúde do município funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que na UBS Nova Marília o atendimento é até as 22h, inclusive para vacinação.

A vacina contra a Influenza (gripe), chamada Trivalente, protege contra três cepas no vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, ressaltou a importância da vacinação contra a Influenza. “Nessa época do ano os problemas respiratórios sempre aumentam e é fundamental que estejamos mais protegidos. A vacina é sempre o melhor remédio e por isso pedimos que a população em geral compareça a uma das nossas unidades para receber a vacina. Não precisa de agendamento, é só ir na unidade para ser vacinado. E aqueles que trabalham no horário comercial têm a opção da UBS Nova Marília, que atende até as 22h.”

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024