23 MAI 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Governo do Estado de São Paulo inclui Marília no roteiro paulista de cicloturismo
Cinco rotas citadas no guia do Estado também estão nas 12 trilhas do Circuito de Bikes e Trilhas de Marília, em fase final de licitação
Marília acaba de ser incluída no roteiro estadual de cicloturismo, através do guia publicado pela Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. O Estado divulgou as cinco rotas marilienses mais frequentadas pelos praticantes da modalidade esportiva. Percorrer grandes distâncias numa bicicleta para “turistar” é uma excelente forma de conhecer lugares, interagir com as pessoas, com o meio ambiente e as culturas locais.

De acordo com o guia estadual, são mais de 60 cidades incluídas no roteiro. “O cicloturismo de Marília e região é muito intenso e expressivo. Conta com mais de 70 trilhas e diversos grupos de ciclistas. A cidade possui mais de mil propriedades rurais e algumas também atuam como pontos de apoio. Está em desenvolvimento um projeto para organizar, sinalizar e fortalecer as principais trilhas como atrações turísticas, que já possuem grande fluxo de praticantes, até mesmo de outras cidades da região”, divulgou a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens.

As rotas em Marília constantes no guia são: “Trilha Cratera” (circular com dificuldade técnica moderada), “Trilha do Pombo” (circular próxima à cidade de Oriente, com dificuldade moderada), “Trilha Os 40” (circular, com grau de dificuldade médio, no sentido do município de Vera Cruz), “Trilha da Florida” (com dificuldade moderada, em direção ao distrito de Dirceu) e “Trilha Os 11” (circular, com dificuldade técnica moderada).

Conforme informou a secretária-adjunta de Turismo de Marília, Fernanda Violante, essas cinco rotas citadas no guia do Estado também estão inclusas nas 12 trilhas do projeto “Circuito de Bikes e Trilhas de Marília”, em fase final de licitação. “As 12 trilhas do projeto municipal vão receber pontos de apoio, estruturação e todo suporte necessário para a prática esportiva e de lazer da população. O circuito está em fase final de licitação e os recursos foram destinados integralmente pelo Governo do Estado, por meio de convênio entre a Secretaria de Turismo e Viagens e a Prefeitura de Marília. Quero agradecer o trabalho realizado pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo) na construção deste processo dentro da elaboração do projeto, sob a presidência do Ivan Evangelista Júnior”, enfatizou.

Para o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, trata-se de mais uma parceria com o Estado, a fim de fomentar o turismo rural de Marília e região. “Algumas trilhas estão localizadas perto dos municípios vizinhos, como Oriente e Vera Cruz, além de áreas distritais de Marília. Em breve, teremos o projeto completo com as 12 rotas locais. Agradeço ao prefeito Daniel Alonso, ao secretário estadual Roberto De Lucena e ao governador Tarcísio de Freitas pelo apoio”, concluiu.

O prefeito Daniel Alonso, ressaltou que Marília, historicamente, sempre estimulou o imaginário do turista paulista. “Seja para conhecer os nossos itambés e vales, seja para prestigiar as atrações tradicionais, como a gastronomia, a rede de serviços ou os eventos culturais, o comércio. Além disso, os polos educacionais e de saúde, que atraem pessoas do Brasil inteiro, cooperaram de forma intensa para deixar nossa cidade com esta atmosfera receptiva, sem contar que muitos que estudaram ou fizeram algum tratamento médico aqui, sempre acabam voltando a passeio, para rever a cidade e os amigos que aqui deixaram”, concluiu.

Crédito das imagens: Governo do Estado e Ramon Barbosa Franco