05 JUN 2023
SAÚDE
Marília promove capacitação para verificação da Acuidade Visual dos alunos de 1º anos da Rede Municipal e Estadual de Ensino
Evento, realizado no último dia 29 de maio, envolveu unidades escolares inseridas no Programa Saúde na Escola (PSE)
A Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e com a Diretoria de Ensino de Marília, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou no último dia 29 de maio uma Capacitação sobre Acuidade Visual que será aplicada nos alunos dos primeiros anos das escolas municipais e estaduais de Marília inscritas no PSE.

A capacitação faz parte de uma das ações do PSE e foi ministrada pelo Oftalmologista da Rede Municipal de Saúde, Dr. André Gasparoto, com o objetivo de orientar os profissionais da educação para aplicação do teste de Snellen.

Ainda segundo o profissional, avaliações adequadas ainda na primeira infância permitem que algumas alterações identificadas sejam reversíveis ou controláveis e que quando estes problemas não são corrigidos afetam o estado emocional, psicológico e conseqüentemente, o desempenho escolar dos alunos.

Foram capacitados 15 profissionais da Educação do município, sendo um representante de cada Unidade Escolar (10 EMEFs e 5 Escolas Estaduais) que fazem parte do programa e que serão responsáveis pela aplicação dos testes nos alunos de 1º anos de suas respectivas escolas. Posteriormente, pretende-se ampliar a capacitação para as demais escolas da rede municipal.

A promoção da Saúde Ocular, além de ser uma das ações do PSE, faz parte de um projeto que visa identificar os alunos com possíveis alterações visuais que possam dificultar o seu aprendizado e também a realização de orientações às famílias e encaminhamentos ao profissional médico especializado.

“A realização do teste de Snellen nas unidades escolares é de extrema importância para identificação da necessidade de uma consulta especializada e promoção da saúde ocular das nossas crianças, bem como para o seu desenvolvimento integral”, afirmou o secretário municipal da Educação, Prof. Helter Bochi.

Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE)

É um programa do Ministério da Saúde que visa à integração e articulação da Saúde e Educação. Dentre os principais objetivos estão a promoção da saúde, a cultura da paz, o reforço a prevenção de agravos à saúde, bem como fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e da educação municipal e estadual.

“A implementação desta ação de Saúde Ocular, em parceria com a Educação, é de suma importância para identificar educandos com baixa visão e com possíveis sinais de alteração visual, dificultando assim o aprendizado em geral”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

Dessa forma, o PSE busca realizar ações que podem ter grande repercussão na vida dos alunos e familiares, a serem desenvolvidas com crianças e adolescentes do ensino publico, buscando dessa forma a divulgação do município.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs