07 JUN 2023
SAÚDE
Prefeitura terá ação de vacinação contra gripe neste sábado, dia 10, na chamada Ilha da Rua 9 de Julho
Objetivo é aumentar a cobertura vacinal, que está em 40,32%, bem abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vai promover neste sábado, dia 10 de junho, mais uma grande ação de vacinação contra a Influenza (Gripe), fazendo parte da 25ª Campanha Nacional de Vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, que teve início no último dia 10 de abril.

A ação deste sábado (10), que acontecerá das 9h às 14h, vai contar com o ônibus da Saúde, que ficará estacionado na chamada Ilha da Rua 9 de Julho, esquina com a Avenida Tancredo Neves, no centro da cidade.

O principal objetivo é aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, que está muito abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde – 90% do público alvo. Em Marília, de acordo com o último levantamento, a cobertura vacinal está em 40,32% - foram aplicadas 41.105 doses, sendo que o público alvo do município tem 101.938 pessoas.

Qualquer pessoa, a partir de seis meses de idade e que não foi vacinado desde o início da campanha em 10 de abril, deve receber a vacina e, assim, ficar protegido contra casos graves da doença que podem, inclusive, levar a óbito.

É importante lembrar que Marília já confirmou dois óbitos por Influenza neste ano - uma mulher de 73 anos e um homem de 59 anos -, sendo que ambos não tinham sido vacinados contra a gripe.

A vacina contra a Influenza (gripe), chamada Trivalente, protege contra três cepas no vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, destacou a importância da vacinação contra a Influenza. “Nesta época do ano, em razão do tempo seco e de temperaturas mais baixas, os problemas respiratórios sempre aumentam e é fundamental que estejamos mais protegidos. A vacina é sempre o melhor remédio e por isso pedimos que as pessoas que ainda não tomaram a trivalente para que aproveitem mais essa oportunidade.”

A enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, informou que haverá cinco vacinadoras – entre enfermeiros e técnicos de enfermagem – para atender à população.

“Estaremos neste sábado, dia 10, das 9h às 14h, com o ônibus da Saúde estacionado na Ilha da rua 9 de Julho, perto do Shopping Atenas. Teremos também profissionais da saúde orientando a população sobre a importância da vacina, que é eficaz e totalmente segura. A vacina previne casos graves de gripe e Marília precisa aumentar a imunização da sua população. Quem ainda não se vacinou deve fazer o quanto antes”, disse Juliana.

UNIDADES DE SAÚDE

A população tem à disposição também todas as unidades de saúde do município, que funcionam em dias úteis de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, que realizam a vacinação contra a gripe e também outras doenças.

Já o cidadão que trabalha em horário comercial tem a opção de ir à UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Marília, que fica na Avenida Mem de Sá, 360, e funciona até as 22h, inclusive para vacinação.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024