19 JUL 2023
SAÚDE
Secretaria Municipal da Saúde de Marília conquista prêmio no maior congresso de saúde pública de toda América do Sul
Equipe técnica da Saúde municipal apresentou trabalho no 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, em Goiânia (GO)
A Secretaria Municipal da Saúde de Marília conquistou prêmio no maior congresso de saúde pública da América do Sul, o 37º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, cuja programação começou domingo, dia 16, e estava prevista para terminar nesta quarta-feira, dia 19 de julho. Duas experiências desenvolvidas pela equipe técnica da rede básica de Saúde do Município de Marília foram apresentadas no simpósio: ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’ e ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’. Ao todo, 535 experiências foram detalhadas no Conasems, durante a 18ª Mostra Brasil ‘Aqui tem SUS’. O trabalho técnico ‘Uso da articulação intersetorial no enfrentamento à violência infantil’, apresentado pela autora e médica pediatra Doutora Vivian Tamiello Reverete foi premiado e ficou entre os vencedores do 37º Congresso Nacional das Secretarias, que neste ano aconteceu em Goiânia, a capital do Estado de Goiás.

“O Congresso Conasems é o maior evento de saúde pública do Brasil. Ganhamos um prêmio de âmbito nacional. Participaram 5570 municípios e concorrendo aos prêmios. Conseguimos trazer para Marília um prêmio desta envergadura. Ficamos muito felizes com o resultado e seguimos caminhando para os próximos resultados”, afirmou a médica Vivian Tamiello Reverete. O trabalho premiado teve como coautoras a médica Doutora Dinah Belém e a fonoaudióloga Fabiana Martins, ambas servidoras municipais da Secretaria Municipal de Saúde de Marília. Anteriormente, o trabalho havia sido exposto no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo, que ocorreu em março. A apresentação foi feita pela médica Vivian Tamiello na terça, dia 17.

Cobertura vacinal

A segunda experiência de Marília apresentada durante congresso nacional foi detalhada pela enfermeira Juliana Bortoletto Gomes e teve como tema a cobertura vacinal contra a poliomielite. ‘Busca ativa: impacto na cobertura vacinal da poliomielite’ permitiu levar os esforços da atenção básica de Marília para o conhecimento de todo o Brasil.  “Cabe ressaltar que o Programa ImunizaSUS possibilitou a troca de experiências exitosas no fortalecimento das estratégias de imunização por meio da representatividade de todos os Estados e seus respectivos municípios com características singulares”, afirmou a enfermeira. Marília por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Programa Municipal de Imunização, se destacou ao participar deste evento grandioso com apresentação de seu desempenho.

O secretário municipal de Saúde, Dr Osvaldo Ferioli Pereira, parabenizou a equipe pela participação e pelo protagonismo durante o congresso nacional, ressaltando inclusive que a 18ª Mostra Brasil teve uma criteriosa seleção, pois 535 experiências apresentadas, incluindo as de Marília, superaram mais de cinco mil que se inscreveram no Conasems. “Queremos parabenizar e destacar que os esforços conjuntos, a dedicação e o comprometimento dos servidores municipais fazem toda a diferença no dia a dia da nossa população”, considerou o secretário.

O prefeito Daniel Alonso ressaltou que a busca pela qualidade e o aperfeiçoamento são marcas registradas da sua gestão, aliás uma marca que vem desde o seu primeiro mandato como chefe do Poder Executivo. “Tanto a participação de Marília, quanto a premiação-obtida pela equipe nos enchem de orgulho e comprovam que estamos no caminho certo”, concluiu.

Fotos Divulgação

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024