04 AGO 2023
Secretaria Municipal da Saúde consegue conter epidemia de dengue em Marília
Investigação confirma 4º óbito pela doença e contágio caiu para apenas um caso confirmado na última semana
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, conseguiu na última semana controlar a epidemia de dengue em 2023, após 30 semanas de combate, tanto pela Divisão de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica e toda a rede integrada de atendimento à população.

De 296 casos registrados em apenas uma semana, a 17ª do ano, houve apenas 1 registro de caso confirmado na 30ª semana do ano. Infelizmente, no final do combate o término de uma investigação foi concluída, resultando na confirmação do 4º óbito pela doença em Marília neste ano.

Quem faleceu foi um homem, de 55 anos, portador de diabetes mellitus, que apresentou os sintomas de dengue em 31 de maio, passou por consulta médica na unidade de saúde de sua referência no primeiro dia de sintomas, vindo a falecer em 9 de junho em seu domicílio. O caso estava em investigação desde então.

Em 2023 já foram confirmados 2.760 casos, mas há nove semanas que a incidência do contágio havia caído para menos de 100 casos por semana. Há quatro semanas que já não registrava mais que oito casos por semana. Até cair para 4 na 29ª semana e para 1 na 30ª semana.

Ao longo destes sete meses do ano, a Divisão de Zoonoses realizou buscas de logradouros, orientações à população, identificação e controle de focos, realizando a vistoria “in loco” de um total de 185.820 residências ou logradouros. Nos locais de foco de transmissão, foram nebulizados 2.567 imóveis.

Uma frente de combate que envolve 26 supervisores, 118 agentes, em atuação constante para eliminar focos do mosquito e logradouros de larvas. A divisão inclusive atua diretamente em 60 pontos estratégicos (locais de risco para criadouros, como exemplo ferro velho, borracharias, pontos de coleta de reciclável) com visitas quinzenais e aplicação de veneno a cada dois meses.
A Divisão de Zoonose também fiscaliza locais de grande circulação. São 133 imóveis que recebem visitas de cada dois a seis meses, a depender do risco do local, com vistoria e ação educativa para equipe do local realizar o controle vetorial continuamente.

“A dengue é sazonal e já esperávamos a diminuição de casos nos meses de inverno, mas estamos realizando ações preventivas continuamente. Assim que é notificado um caso positivo reforçamos o número de agentes na área afetada, realizando o bloqueio adequado para que no mais breve tempo possível seja possível interromper o ciclo de transmissão”, declarou a supervisora da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.

Fotos: Ramon Barbosa Franco
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024