09 AGO 2023
SAÚDE
Procura pela vacina bivalente em Marília atinge apenas 16,29% da cobertura vacinal
Vigilância Epidemiológica identifica 32º óbito confirmado de Covid em 2023, uma mulher de 87 anos, portadora de comorbidades
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população para a importância de se completar a cobertura vacinal contra a covid-19, tomando as vacinas de reforço ou complementar, como a mais recente, a bivalente, para as pessoas de 12 a 59 anos com comorbidades. Apenas 16,29% da população adquiriu a imunização complementar necessária, ou 34.021 de 208.814 esperados. No relatório da Vigilância Epidemiológica desta semana, foi identificado o 32º óbito do ano, uma mulher de  87 anos. portadora de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, segundo notificação hospitalar. O início dos sintomas ocorreu em 22 de julho e o óbito em 03 de agosto.

Desde março que Marília orienta, incentiva e oferece estrutura completa para atender o grupo prioritário da vacinação bivalente contra a covid-19. Por determinação do Ministério da Saúde, as doses deverão ser aplicadas em pessoas com deficiência permanente - com idade a partir de 12 anos, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
A campanha também atinge as pessoas vivendo em instituições de longa permanência, trabalhadores em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas, além de todos os trabalhadores da saúde.

“As ações de vacinação contra a covid-19 garantem a proteção contra esta doença e contra a morte. A bivalente possibilita mais proteção para os integrantes dos grupos prioritários”, detalhou o secretário municipal da Saúde e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira.

A dose bivalente reúne anticorpos da subvariante ômicron BA.1 e BA.4 conjugada com BA.5 - o que corresponde ao seguinte: ao ser vacinado pela bivalente a pessoa estará se protegendo contra a BA.1 e contra a BA.4 e BA.5. Importante salientar que para receber a dose de reforço bivalente a pessoa precisa ter completado o ciclo vacinal, respeitando intervalo de 4 meses da última dose.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024