Visita aconteceu na quarta-feira, dia 23, com a participação do secretário de Assistência Social, Delegado Damasceno
Quarta-feira, dia 23 de agosto, o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, Delegado Wilson Damasceno, acompanhado pela secretária-adjunta Rita Sartori Zafred, assuntos estratégicos Luciana Santos, assistente social Ana Maria Camporez, Assistente Social, do setor de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, psicóloga Edna Mattos Santos, Psicóloga, da Proteção Social Especial de Média Complexidade, da responsável pelo setor de Proteção Especial de Média Complexidade Adriana Paulista Silva e assistente social Maria Aparecida Alves Martins, do setor de Proteção Social Básica realizaram visita técnica em Bauru, quando foram recebidos pela secretária municipal do Bem-Estar Social, Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo, e chefe de gabinete da Prefeitura de Bauru, Rafael Lima Fernandes. A recepção aconteceu no Paço Municipal de Bauru.
Simone de Souza, Vanessa Nunes, Marli Rico Gomes e Celenita Coelho, fundadora da Comunidade Bom Pastor, responsável pelo chamamento do programa Vida Longa e o psicólogo Edilson Ramiro de Freitas, do programa atenderam a comitiva da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, prestaram esclarecimentos e trocaram informações sobre os serviços executados.
Conforme observou o secretário municipal Delegado Damasceno, o objetivo da visita foi conhecer os equipamentos socioassistenciais do município vizinho e trocar experiências bem sucedidas em ambas as localidades. Na oportunidade, além do Paço Municipal, a equipe conheceu CadÚnico, Centro POP, Serviço de Acolhimento para População de Rua e o Projeto Vida Longa para Idosos. O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade. O novo conceito pretende promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade. Foi mantido o modelo com tipologia habitacional de unidades autônomas, projetadas com base no desenho universal. Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.
“Esta visita técnica teve como foco a troca de informações que é fundamental para vislumbrarmos nossa atuação e também ações que possam contribuir na construção de políticas públicas inclusivas e intersetoriais, tanto para Marília quanto para Bauru”, destacou o secretário Damasceno.
“A troca de informações é muito valiosa para o fortalecimento dos trabalhadores do SUAS, o Sistema Único de Assistência Social, para compreender a política de assistência social e enriquecer o trabalho que é desenvolvido pelas equipes”, comentou a assistente social Ana Maria Camporez, técnica da Proteção Social de Alta Complexidade.
“Foi um momento muito produtivo, em que trocamos diversas experiências profissionais que contribuem para o aperfeiçoamento dos serviços de Marília e de Bauru. Agradeço à secretária Ana Cristina de Carvalho Sales Toledo e a toda equipe do Bem-Estar de Bauru pela acolhida e receptividade. Esse intercâmbio é benéfico para todos,” pontuou o secretário Damasceno.
O prefeito de Marília Daniel Alonso observou que “a Assistência Social abrange vários setores, daí a necessidade de conhecer novos projetos, novas metodologias e ações que visam melhorar ainda mais o atendimento e a prestação de serviços à população mariliense”, afirmou. A troca de conhecimentos, conforme ponderou o chefe do Poder Executivo, é benéfica para todos
Fotos: Divulgação