Clique aqui e consulte nossas políticas.
27 SET 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília inicia Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes neste sábado, dia 30 de setembro
A iniciativa atinge um público de 44.600 pessoas de até 15 anos que precisam atualizar ou completar a cobertura vacinal
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza a partir deste sábado, dia 30 de setembro até 31 de outubro, a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes de 2023. A imunização atinge público de 44.600 jovens e crianças de até 15 anos, que precisam complementar doses para a atualização da carteira de vacinação.

Neste sábado, dia 30 setembro, a vacina será aplicada nas unidades de saúde das 8h às 17 horas, exceto nas unidades do Campo Belo (Dirceu e Santa Helena), Rosália, Avencas e Amadeu Amaral. A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Quando a população deixa de ser vacinada, possibilita a circulação de agentes infecciosos, favorecendo o aparecimento de doenças. Isso não compromete apenas quem deixou de tomar vacinas, mas também quem não pode ser imunizado, colocando a saúde de todo mundo em risco”, destacou a enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto Gomes, responsável pelo Programa Municipal de Imunização.

A Campanha de Multivacinação é uma estratégia que a CGPNI vem adotando desde 2012 com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes, como forma de garantir o controle e eliminação de doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação.

“A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, a vacina previne de 3,5 a 5 milhões de mortes, todos os anos, por doenças imunopreveníveis — aquelas que podem ser evitadas com a administração da vacina”, declarou o secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.

A campanha vai oferecer as seguintes vacinas para a cobertura vacinal das crianças: BCG; Hepatite B; Rotavírus humano (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Sarampo, Caxumba; Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela.

Para adolescentes menores de 15 anos são as seguintes vacinas: Hepatite B (HB recombinante); Difteria, Tétano (dT); Febre amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Foto: Divulgação

Noticia auriculoterapia-profissionais-da-area-da-saude-de-marilia-e-cidades--da-regiao
Há 10 horas
Auriculoterapia: profissionais da área da saúde de Marília e cidades da região participam de curso que integra Práticas Integrativas Complementares na Saúde (PICS)