27 SET 2023
CULTURA
Com entrada gratuita, ‘Comboio de sal e açúcar’, sobre a Guerra Civil de Moçambique, será exibido nesta 5ª-feira, dia 28, às 20h, na Sala de Projeção
Programação integra programa Ponto MIS e tem organização da Secretaria Municipal da Cultura de Marília

A Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura exibem nesta quinta-feira, dia 28 de setembro, às 20 horas, na Sala de Projeção ‘Emílio Pedutti Filho’ - localizada no piso superior do Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, n.º 245 - o filme ‘Comboio de Sal e Açúcar’. O longa dirigido por Licino Azevedo, uma produção cinematográfica de Portugal, França e Brasil, narra parte do que foi a Guerra Civil de Moçambique, que durou de 1977 a 1992.

Na trama, em pleno conflito, o trem que liga Nampula ao Malawi é a única esperança para centenas de moçambicanos que aguardam por comida. Numa viagem que decorre a 5 km/h, passando por trechos de linhas férreas sabotadas por tropas inimigas, todos que viajam neste ‘comboio’ estão vulneráveis. A Guerra Civil em Moçambique - que é uma nação africana que tem o português como língua oficial - começou em 1977, dois anos após o término da Guerra da Independência e se assemelha muito à Guerra Civil Angolana, por ambos países serem ex-colônias de Portugal na África. Tanto os conflitos em Angola, quanto os combates em Moçambique estavam no contexto maior da Guerra Fria. Ao menos um milhão de pessoas morreram nos combates em Moçambique. O conflito naquele país só terminou no ano de 1992.

‘Comboio de Sal e Açúcar’, uma produção de 2015, tem faixa etária indicativa para 14 anos e 100 minutos de duração. O drama é ambientado no fim dos anos de 1980, justamente em meio às tensões provocadas pela Guerra Civil em solo moçambicano.  A sessão acontecerá na Sala de Projeção ‘Emílio Pedutti Filho”/CCM, do complexo cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245 (piso superior), com entrada pelo Museu de Paleontologia de Marília. A exibição é realizada pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS), através do programa Pontos MIS que, em Marília, viabiliza sessões de filmes, oficinas e ações.

Sessão de Cinema ‘Comboio de Sal e Açúcar’

Quinta-feira, dia 28 de setembro, às 20 horas

Sala de Projeção ‘Emílio Pedutti Filho’ - Complexo Cultural “Braz Alécio”

Avenida Sampaio Vidal, nº 245 (piso superior) - entrada pelo Museu de Paleontologia.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024