Clique aqui e consulte nossas políticas.
28 SET 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília inaugura no Lar da Criança a 9ª sala de amamentação da rede municipal de ensino
Objetivo é facilitar o aleitamento materno, atendendo às mães trabalhadoras que deixam os bebês na unidade escolar
A Prefeitura Municipal de Marília inaugurou na manhã de quarta-feira, dia 27 de setembro, mais uma sala de amamentação em unidade escolar do Município, atendendo berçário da entidade conveniada Lar das Crianças. É a 9ª sala instalada na rede escolar da Secretaria Municipal da Educação pelo Banco de Leite da Secretaria Municipal da Saúde. Em breve será inaugurada a 10ª sala, localizada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Catavento.

A iniciativa pioneira no Brasil, fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Marília, favorece um direito das mães trabalhadoras, com filhos pequenos: o de aleitamento materno por pelo menos até os dois anos de idade. A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, afirmou que a sala oferece ambiente adequado para a amamentação no peito, com poltronas confortáveis. Garante ainda geladeira para incentivar a mamãe para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para ser oferecido no período escolar.

A enfermeira destacou ainda que as mães em aleitamento materno exclusivo, ao retornar ao trabalho, precisam ser apoiadas e continuar oferecendo o leite materno. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher”, declarou. Em todo o País, por força de Lei Federal, as mães que trabalham e que amamentam nos primeiros seis meses têm direito a duas pausas, de 30 minutos cada, para amamentar. O benefício pode ser convertido a uma hora a menos de trabalho. Esse direito não interfere na licença maternidade de 120 dias (quatro meses).

A inauguração da sala de amamentação no Lar da Criança contou com a presença do vice-prefeito, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, presidente do Lar da Criança, Valter Cavina (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília), supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues e dos vereadores Professora Daniela (PL), Vania Ramos (Republicanos) e Dr. Élio Ajeka (PP).

“É um orgulho para mim fazer parte desta administração, que tanto vem fazendo para melhorar a qualidade de vida da população, como essas salas de amamentação. Na minha infância, carente, o poder municipal não oferecia nada de alento para a população”, falou o vice-prefeito Cícero.
“Estamos ressignificando (dando novo significado) nossos espaços de educação, com uma política pública de valorização de todos, do aluno, dos professores, dos pais, em prol de um ensino e uma qualidade de vida melhor”, disse o secretário da Educação, professor Helter.

“A manutenção do vínculo entre mãe e bebê é essencial para a saúde dessa criança, a amamentação é essencial e essas salas, esses ambientes e serviços vem facilitar, promovendo saúde e educação de forma conjunta”, afirmou o secretário da Saúde Dr. Osvaldo. O diretor-presidente do Lar da Criança, Valter Cavina, representando a entidade conveniada, que oferece berçário municipal e agora sala de amamentação, parabeniza a Prefeitura de Marília pelo empenho em melhorar cada vez mais a cidade. “Esse projeto beneficia o profissional, as empresas, o potencial de trabalho, ao oferecer espaço e serviço digno para as mães trabalhadoras poderem cuidar dos seus filhos”, finalizou.

Fotos: Divulgação

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília