10 OUT 2023
SAÚDE
Prefeitura de Marília mantém alerta para imunização dos mais vulneráveis à covid-19
A vacinação incompleta pode aumentar a gravidade da doença e levar pacientes a estados críticos e até a morte. Confirmado o 36º óbito em Marília
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, reforça o alerta para a necessidade da cobertura completa contra a covid-19, principalmente do público mais vulnerável.  Nesta segunda-feira, dia 9 de outubro, houve a confirmação do 36º óbito pela doença em 2023. Trata-se de um homem, de 81 anos, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus, segundo notificação hospitalar. O paciente apresentou início dos sintomas em 15 de setembro, falecendo no dia 7 de outubro, sábado.

Na semana passada ocorreu a confirmação do 35º óbito. Uma mulher, de 89 anos, sem comorbidades, segundo notificação hospitalar. Ela adoeceu com apresentação dos sintomas no dia 28 de agosto, progrediu para o estado grave no dia 12 de setembro e precisou ser hospitalizada, até que seu estado ficou crítico, falecendo no dia 2 de outubro.

São considerados grupo de risco para agravamento da covid-19 os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, e indivíduos fumantes (que fazem uso de tabaco incluindo narguilé), acima de 60 anos, gestantes, puérperas  e crianças menores de 5 anos. Existem estudos recém-publicados com dados sobre os grupos de risco ligados a maior mortalidade por Sars-Cov-2, citando as enfermidades hematológicas, incluindo anemia falciforme e talassemia, doença renal crônica em estágio avançado (graus 3,4 e 5), imunodepressão provocada pelo tratamento de condições autoimunes, como o lúpus ou câncer, exceto câncer não melanótico de pele, obesidade ou doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica.

A população pode completar o esquema vacinal em qualquer uma das 54 unidades de saúde do período matutino ou na unidade noturna (Nova Marília) das 17h às 22h.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024