Encontro regional da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, a Undime SP, realizado nesta segunda-feira, dia 16 de outubro de 2023, no teatro municipal de Marília, celebrou com duas significativas conferências o Dia do Professor e da Professora, comemorado domingo, 15 de outubro. A realização contou com apoio e promoção da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação de Marília. Mais de 400 educadores, entre diretores, professores, coordenadores da rede municipal de ensino de Marília e de várias cidades do Estado de São Paulo participaram do evento. As conferências foram ministradas pela educadora e pesquisadora Ivanilde Moreira, que abordou o processo de alfabetização na estrutura educacional brasileira, e o autor de renome internacional, António Nóvoa. “Contamos com as presenças dos nossos professores de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), diretores e coordenadores, neste momento em que estamos celebrando o Dia do Professor com muita gratidão à rede de educação municipal”, observou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi.
O evento regional reuniu educadores de diversas cidades do Estado de São Paulo, como Assis, Jaú, Lins, Tupã, Sorocaba, Itapetininga, Dracena, Paraguaçu Paulista, Herculândia, Garça e São João do Pau D’Alho. “As ações da Undime, que em Marília contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação, visam proporcionar a valorização dos educadores e, ao mesmo tempo, estimular à reflexão. Entendemos que a partir das conferências de alto nível que estamos proporcionando, os educadores poderão refletir sobre as práticas na sala de aula e desenvolver o melhor plano de trabalho, inspirado naquela realidade que estão vivenciando com seus alunos”, analisou o secretário municipal de Educação, professor Helter Bochi, que na oportunidade representou o prefeito de Marília, Daniel Alonso.
O presidente da Undime, educador Luís Miguel Martins Garcia, atual secretário municipal de Educação de Sud Mennucci - cidade da região de Araçatuba - destacou ao utilizar a palavra no evento o grau internacional das palestras da tarde, mencionando a ampla trajetória da pesquisadora Ivanilde Moreira, e a referência bibliográfica gerada pelos trabalhos do pesquisador português António Nóvoa.
Atualmente, Nóvoa é uma das maiores referências sobre Educação, no mundo. Reconhecido internacionalmente como um grande pensador da educação atual. Autor de mais de 150 publicações editadas em 12 países, entre livros, capítulos e artigos, faz suas pesquisas sobre história e psicologia da educação e formação de professores. É professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e reitor honorário da mesma universidade. Ele esteve em Marília pela segunda vez nesta segunda-feira, dia 16 de outubro de 2023. Já a professora Ivanilde Moreira, pedagoga, pós-graduada em didática e mestre em Linguística Aplicada (Unicamp), desenvolve projetos na área educacional nas etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Educação Superior. Atua como consultora em redes municipais de Educação ministrando palestras, cursos e apoiando a equipe gestora no conjunto das ações pedagógicas e administrativas.
Alfabetização
Em sua conferência, a professora Ivanilde Moreira trabalhou o conceito de alfabetização: da administração à sala de aula. “A alfabetização é um processo de múltiplas faces, e essas faces incluem a face linguística, a social, a psicológica e a pedagógica. Tais faces não se separam, pois estão interrelacionadas. Portanto, harmonizar todas, articulando-as, é a tarefa para a construção deste saber nos alunos. Não se pode olhar apenas para a face linguística, ou somente à face psicológica. Como disse, a alfabetização envolve todas essas faces e elas não estão isoladas”, disse.
Fotos: Ramon Barbosa Franco